Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Canto Nativo
Apresentação Docimar Schmidt
Brasil de Norte a Sul 
Apresentação
Edeovaldo Dias dos Santos

UFFS promove nova edição do ‘Cine Vagamundo’ e aborda movimentos totalitários

Publicado 18/04/2019 às 03:57

Cine Vagamundo_180419

A nova edição do projeto Cine Vagamundo, promovido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, inicia na próxima segunda-feira (22). A temática, desta vez, são os “movimentos totalitários”. Confira a programação completa no final do texto.

O projeto
O Cine Vagamundo realiza a exibição gratuita de filmes na Universidade. O objetivo é propiciar à comunidade acadêmica o acesso a obras não disponíveis no circuito comercial de cinema.

A curadoria desta edição é do professor Ramiro Ronchetti, médico que atua no transtorno de personalidade e ética. Atualmente é mestrando em Psicologia Clínica na PUCRS e membro da Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul e da Associação Brasileira de Psiquiatria.

De acordo com a produtora cultural da UFFS Elisiane Quevedo, a escolha da temática dos movimentos totalitários está relacionada “à atual conjuntura social e política nacional. Ela se refere ao crescimento de extremismo. “O debate se justifica e é fundamental porque, historicamente, os acirramentos não foram positivos. Levaram a períodos sangrentos e desnutritivos. Queremos provocar reflexões a respeito do que estamos vivendo hoje, olhando para o passado, e alertar para o perigo das formas de polarização exageradas do discurso e da disputa política”, destaca Elisiane.

Ao final da exibição dos filmes, professores de diferentes áreas da UFFS participamo dos debates.

Programação Cine Vagamundo

Filme: “Ida”
22 de abril, das 16h30min às 19h
Local: Auditório do Bloco de Professores
Sinopse: Às vésperas de assumir seus votos como freira, Anna descobre revelações impressionantes de seu passado, atado à Polônia nos anos de dominação nazista.
Comentários: Prof. Douglas dos Santos Alves.

Filme: “A Vida dos Outros”
13 de maio, das 16h às 19h
Local: Auditório do Bloco de Professores
Sinopse: Nos anos 80, o Ministro da Cultura da Alemanha Oriental se interessa por Christa, uma atriz que namora um famoso dramaturgo. Suspeitos de infidelidade ao comunismo, são vigiados por um capitão do serviço secreto, que fica fascinado pelas suas vidas.
Comentários: Prof. Gustavo Giora.

Filme: “Em Pedaços”
5 de junho, das 16h30min às 19h
Local: Auditório do Bloco de Professores
Sinopse: Após cumprir pena por tráfico de drogas, o turco Nuri Sekerci leva uma vida amorosa tranquila com a esposa Katja Sekerci e o filho Rocco na Alemanha. Certo dia, ele e o menino estão no escritório e morrem vítimas de uma explosão criminosa, tragédia que deixa Katja arrasada.
Comentários: Prof. Paulo Muller.

Filme: “A Onda”
12 de agosto, das 16h30min às 19h
Local: Auditório do Bloco de Professores
Sinopse: Rainer é um professor a quem foi designada a tarefa de instruir seus estudantes de Ensino Médio sobre o Estado Autocrático. Ele pede que os alunos construam sua própria autocracia. No entanto, quando as crianças formam um estado-nação similar ao da Alemanha nazista, os professores não sabem o que fazer.
Comentários: Prof. João Paulo Peres Bezerra.

MAIS LIDAS