Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
A Voz do Brasil
A Voz do Brasil

Terceiro filme da ‘Série Grandes Mestres’ homenageia Maria Tomaselli

Publicado 12/07/2019 às 02:13
Documentário contará a vida da artista plástica Maria Tomaselli    |   Foto: Pedro Rocha

Documentário contará a vida da artista plástica Maria Tomaselli   |  Foto: Pedro Rocha

Ainda circulando com o documentário Zoravia, lançado no primeiro semestre de 2019, o cineasta gaúcho Henrique de Freitas Lima já trabalha no terceiro título da Série Grandes Mestres. Será dedicado à pintora, gravadora e autora Maria Tomaselli.

As primeiras imagens foram capturadas na última semana. Elas registraram o lançamento de mais um livro (Ela se chama Azelene) e a inauguração de outra mostra da artista (Voos abortados), na Galeria Gestual, em Porto Alegre (RS). E a equipe também já gravou o depoimento do marido de Maria, o intelectual Carlos Cirne Lima.

A fotografia do documentário será assinada por Pedro Rocha. E a música contará com a participação do cravista Fernando Cordella, em sua estreia em trilhas para cinema.

Sobre Maria Tomaselli
Tomaselli, terceiro filme da Série Grandes Mestres, se dedicará a narrar vida e obra da artista Maria Tomaselli Cirne Lima, nascida em 1941, em Innsbruck, Tirol, hoje Áustria.

No Brasil desde os anos 60, ela se tornou uma das principais artistas em atividade residentes no Sul e com renome nacional. Considerada brasileira sem perder as raízes alpinas, Maria é pintora, gravadora e também se exercita com objetos e instalações. Entre os seus mestres, nomes como Iberê Camargo, Xico Stockinger, Danubio Gonçalves e Ana Letycia.

Para acompanhar sua obra e trajetória, o filme passará por Innsbruck (Tirol), Viena, Porto Alegre, São Paulo e Olinda, onde o casal manteve casa por mais de vinte anos.

Maria e Carlos

Maria Tomaselli e o marido, o filósofo Carlos Cirne Lima   Z    Foto: Pedro Rocha

Maria Tomaselli e o marido, o filósofo Carlos Cirne Lima    |   Foto: Pedro Rocha

Com uma vida marcada pelos anos duros da infância na Europa, durante e depois da 2ª Guerra Mundial, é um exemplo de persistência e tenacidade. Casada com o filósofo Carlos Cirne Lima, a quem conheceu no Tirol, sempre encontrou nele o apoio recebido para que se dedicasse integralmente às artes plásticas, apesar do seu título de doutora em Filosofia.

Os duros anos da Ditadura Militar brasileira (1964-1985) serviram para unir o casal ainda mais e os levaram a viver em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Acompanhando-o, Maria agregou novos caminhos e influências à sua obra.
Nos últimos anos, tem se dedicado em paralelo a escrever e publicar textos.

Foi assim com Kai (2015), relato autobiográfico em que não faltam menções ao marido e profundas discussões sobre arte; Vito (2017), livro de contos em que esmiúça a condição do artista; e Ela se chama Azelene (2019), seu primeiro exercício de ficção a partir das vivências como oficineira de artes no Presídio Central de Porto Alegre em conjunto com Iberê Camargo. Kai é a base para o roteiro do filme.

Sobre o projeto
A Série Grandes Mestres teve início em 2010 com Danubio, com o episódio dedicado ao artista Danubio Gonçalves. Exibido em salas de cinema de Porto Alegre em 2012, o filme foi licenciado para a televisão aberta e por assinatura e é uma referência no segmento.  Isso devido à linguagem acessível ao grande público e ao conteúdo integrado por imagens ao vivo, animação e material de arquivo.

Zoravia, segundo episódio, foi dedicado à Zoravia Bettiol, artista com décadas de carreira, consagrada no Brasil e exterior. Foi filmado em Porto Alegre e São Paulo, cidades em que a artista desenvolveu suas atividades ao longo de uma vida dedicada às artes visuais e à militância por causas relacionadas à cultura, ao meio ambiente e aos direitos humanos. A obra estreou nos cinemas da capital gaúcha em março de 2019 e permaneceu seis semanas em cartaz.

FICHA TÉCNICA
Tomaselli – 70 minutos, formato HD
Produzido, escrito e dirigido por Henrique de Freitas Lima
Fotografia e câmera: Pedro Rocha
Pesquisa e assistência de direção: Laura Lautert
Montagem: Rafael Berlezi
Música: Fernando Cordella
Edição de som: Kiko Ferraz
Finalização: Daniel Dode
Tradutora oficial: Erica Ziegler
Efeitos visuais: Maurício Santos
Realização: Cinematográfica Pampeana

MAIS LIDAS