Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Canto Nativo
Apresentação Docimar Schmidt
Nos Horizontes do Mundo
Apresentação
Edeovaldo Dias dos Santos

Simers encaminha em Brasília início da rediscussão nacional do SUS

Publicado 4/10/2019 às 05:12
Em primeiro plano, o diretor do Simers, Fernando Uberti; à sua esquerda, o vice-presidente da entidade, Edson Machado, durante audiência com Mayra Pinheiro | Foto: Divulgação/Simers

Em primeiro plano, o diretor do Simers, Fernando Uberti; à sua direita Mayra Pinheiro e, após, o vice-presidente da entidade, Edson Machado                               Foto: Divulgação/Simers

Representantes do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) estiveram em Brasília, nesta semana, para articular o início da rediscussão nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Capital Federal, o vice-presidente da entidade, Edson Machado, e o diretor de Interior, Fernando Uberti, tiveram encontros com autoridades para avançar na pauta. E na Esplanada dos Ministérios, as reuniões foram com a médica Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES) e com o diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), Hélio Angotti Neto. Ficou acertada no encontro a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para rediscutir o SUS, do qual o Simers fará parte.

Em agenda no Congresso Nacional com o Diretor Legislativo da Liderança da Bancada do partido Novo, Rodrigo Saraiva Marinho, ficou definida a participação da assessoria técnica e dos deputados do NOVO no GT, que terá como objetivo fundamental caminhar rumo a um sistema eficaz e sustentável financeiramente.

O tema também foi debatido entre os representantes do Simers e o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS). O parlamentar informou ter protocolado pedido para a criação de uma comissão externa, no Congresso, para rediscutir o SUS. Segundo ele, falta apenas a assinatura do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, para que essa comissão seja instalada.

“A grande discussão nacional após a Reforma da Previdência será o futuro de nosso sistema de saúde. Nós já defendemos a necessidade de um novo formato há alguns anos, e saímos de Brasília com fatos concretos encaminhados nesse sentido”, afirmou Machado.

Complementando, Uberti ressaltou que essa é a mudança mais estrutural e profunda na saúde do País nas últimas décadas. “Ao rediscutirmos nosso sistema de saúde e seu formato, podemos equacionar diversos gargalos que impedem uma saúde de qualidade aos brasileiros, finalizou o diretor de Interior.

 

MAIS LIDAS