Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Canto Nativo
Apresentação Docimar Schmidt
Nos Horizontes do Mundo
Apresentação
Edeovaldo Dias dos Santos

Projeto homenageia voluntários que transformam vidas

Publicado 16/05/2019 às 03:05

Capa do livro _Vidas Solidarias

Enaltecer quem faz o bem transformando vidas. Este é o mote do projeto Vidas Solidárias – Cidadania e Cultura do Voluntariado, do fotógrafo Eurico Salis e do jornalista Marcello Beltrand. Inclui um livro, uma exposição fotográfica e um seminário.

Os personagens da obra foram fotografados em estúdio por Salis. E Beltrand é o responsável pelos textos, assinados pelo sociólogo  Léo Voigt, pelo superintendente da ONG Parceiros Voluntários, José Alfredo Nahas; e pelo médico JJ Camargo. O lançamento ocorre na segunda-feira, 27 de maio, às 18h, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS).

O projeto apresenta 14 entidades gaúchas que atuam em ações sociais, de bem-estar, qualidade de vida, educação e promoção da cidadania. Essas organizações, de acordo com a equipe do Vidas Solidárias, ultrapassam os limites da prestação de serviços ao cidadão. Propõem-se a prestar atendimento médico, social, assistencial, cultural e estimular o empreendedorismo nos mais diversos estratos sociais. São instituições e pessoas que buscam a melhoria da vida dos indivíduos, estejam em situação de risco social ou necessitem de capacitação para conquistar um espaço de autonomia e protagonismo.

A iniciativa homenageia também Wilma Araújo Santos, reconhecida liderança do voluntariado gaúcho. Ela esteve por vários anos à frente da Junior Achievement, entidade que nasceu no Estado e se expandiu pelo País.

Marcello Beltrand e Eurico Salis

Marcello Beltrand e Eurico Salis   |   Foto: Divulgação

Instituições homenageadas pelo Vidas Solidárias
As entidades retratadas não são governamentais e têm em comum o ato de mudar vidas de pessoas necessitadas e trabalhar voluntariamente pelo próximo. São elas:
– Instituto do Câncer Infantil;
– Instituto da Mama;
– Via Vida Pró-Doação e Transplantes;
– Lar Santo Antônio dos Excepcionais;
– Orquestra Jovem;
– Fundação Thiago Gonzaga;
– Escola Especial para Surdos Frei Pacífico;
– Junior Achievement;
– Fundação Projeto Pescar;
– Instituto Ling;
– Fábrica de Gaiteiros;
– Aldeia da Fraternidade;
– Banco de Alimentos;
– Parceiros Voluntários.

Exposição
A exposição é composta por 12 painéis, com fotografias produzidas por Eurico Salis para o livro. O fotógrafo apresenta os personagens interagindo em situações que remetem às instituições da qual fazem parte.

“Uma das tarefas mais gratificantes no projeto foi produzir as fotografias. Passei dias no estúdio, quando tive oportunidade de conhecer e me aproximar dos personagens. Foram momentos de descontração, o que poderá ser visto nas imagens resultantes”, comenta o autor. “Juntos buscamos interpretar e produzir os retratos de todos. Fiz novos amigos.”

A mostra ficará aberta ao público entre 27 e 31 maio, no Espaço de Exposições Carlos Santos, da ALRS. No primeiro dia, a visitação é das 15h às 18h30min. Nos demais, das 8h30min às 18h30min.

Seminário
O projeto prevê o Seminário Vidas Solidárias: Causas e Engajamentos, que abordará as histórias das organizações. Está marcado para o dia 29 de maio, às 14h, no Teatro Dante Barone na ALRS. A entrada é gratuita, mas é obrigatória a apresentação de um documento de identidade para acessar as dependências da Assembleia Legislativa.

O evento terá três mesas-redondas, com moderação do sociólogo Léo Voigt, sobre os seguintes temas:
• A causa e o engajamento em Serviços de Saúde (ICI, Imama e Via Vida)
• A causa e o engajamento em serviços de proteção à Infância e Juventude (Orquestra Jovem, Thiago Gonzaga e Parceiros Voluntários)
• A causa e o engajamento em projetos de Educação (Fábrica de Gaiteiros, Pescar e Junior Achievement).

Livro
Beltrand conta que todas as entrevistas foram intensas. “Conversamos com líderes das instituições e com pessoas que tiveram suas vidas modificadas por essas organizações”, relembra. “Em várias, eles revisitaram suas lembranças, reviveram experiências dolorosas e se emocionaram. Mas não é um livro triste. Bem pelo contrário.”

Para o jornalista, é muito gratificante ter a oportunidade de conhecer as histórias e como tudo foi construído no terceiro setor. “É realmente transformador”, garante Beltrand.

A edição possui 144 páginas.

Financiamento
O projeto foi financiado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O patrocínio é das empresas Pmweb, Sabemi, Buffon e Moinho Estrela. A promoção é da ALRS e o apoio do empresário Eduardo Hadler, da MultiPonto.

 

MAIS LIDAS