Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Mario Sergio Cortella lança livro ‘A Diversidade: Aprendendo a Ser Humano’

Publicado 20/05/2020 às 03:14
Mario Sergio Cortella    |   Imagem: Tomas Arthuzzi/Nova-Escola--

Mario Sergio Cortella  | Imagem: Tomas Arthuzzi/Nova-Escola

“As grandes conquistas da nossa espécie se deram pela cooperação, não pela competição”. Este é um dos ensinamentos que o filósofo, professor e escritor Mario Sergio Cortella apresenta no livro A Diversidade: Aprendendo a Ser Humano. Publicado pelo selo Littera da editora 3DEA, o título, cujo lançamento é no próximo dia 6 de junho, fala sobre os reais impactos na estrutura da sociedade atual com a intolerância, polarização, hostilidade e o desprezo como objetos de estudo.

Este livro, escrito originalmente com Janete Leão Ferraz e publicado em 2012 com o título Escola e Preconceito: docência, discência e decência, agora foi reformulado para a realidade atual e renomeado.

Sintomas que abalam o convívio saudável
Por meio de estudos, o autor aborda os sintomas que estão presentes no cotidiano e que abalam o convívio saudável de uma sociedade. Pequenas atitudes que se transformam em preconceito, como olhar o outro, mas como estranho, intruso e, muitas vezes, como inferior.

Em A Diversidade: Aprendendo a Ser Humano, Cortella explica as diferenças entre reconhecer e tolerar, conflito e confronto, divergir e anular e o que faz dessas opiniões gatilhos de preconceito e atos de violência. E, também, ressalta que o preconceito abstrai a capacidade de conviver, refletir, fazer melhor, inovar e de partilhar. Mostra ainda que algumas amarras devem ser desfeitas, como recusar o biocídio e seguir na busca de uma vida coletiva que reconheça concretamente a beleza na diversidade, a complementaridade na diferença, a riqueza na pluralidade.

“Durante muito tempo, nós vivemos em uma sociedade na qual o conflito — na família, na escola, na rua — fez parte do nosso dia a dia. Pouco a pouco, em várias instâncias sociais, inclusive na escola, fomos substituindo a noção de conflito pela quase glorificação do confronto. Nessa hora, sim, nós perdemos a paz.” (A Diversidade: Aprendendo a Ser Humano, pág 54)

Livro A Diversidade: Aprendendo a Ser Humano, de 128 páginas, será comercializado por R$ 39,90. 

A-Diversidade-capa-frontal

 

 

MAIS LIDAS