Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

MAPA confirma casos da ‘Vaca Louca’ no Brasil; ministros das Américas se comprometem a combater a Peste Suína Africana

Publicado 6/09/2021 às 08:04

Foto reprodução

O último sábado (04) uma notícia preocupante foi confirmada pelo Governo Brasileiro. A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou a ocorrência de dois casos atípicos de “mal da vaca louca” em frigoríficos de Nova Canaã do Norte (MT) e de Belo Horizonte (MG). Estes são o quarto e o quinto casos atípicos registrados em mais de 23 anos de vigilância para a doença, segundo o ministério. O Brasil nunca havia registrado a ocorrência de um caso da doença, enfatizou o MAPA.

O Brasil já notificou à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), conforme preveem as normas internacionais. Uma das primeiras consequências da notícia foi a suspensão das exportações para a China. Estaremos acompanhando os desdobramentos desta pauta importante e preocupante.

Intensificação de ações preventivas a PSA nas Américas

Os ministros de Agricultura das Américas se comprometeram a combater a Peste Suína Africana com iniciativas nacionais e hemisféricas e de forma coordenada. O compromisso foi firmado na Conferência de Ministros de Agricultura das Américas 2021/Junta Interamericana de Agricultura (JIA), realizada na última semana, em San José, na Costa Rica. A doença foi detectada na República Dominicana e suscitou preocupações em toda a região devido ao seu potencial efeito sobre a produção suína. No evento, o ministro da Agricultura da República Dominicana, Limber Cruz, informou sobre a situação atual e ações em curso em seu país, que notificou oficialmente o aparecimento da doença em seu território em julho.

Os ministros dos 34 países integrantes do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) se comprometeram a realizar ações conjuntas com a colaboração de organizações internacionais ligadas à produção de alimentos e à saúde animal. Além disso, solicitaram apoio ao desenvolvimento e a execução de projetos e ações binacionais, e implementação de planos de trabalho definidos nos espaços sub regionais, com o objetivo de erradicar os surtos e prevenir e conter a propagação. do vírus, para que o Hemisfério recupere a condição de livre da Peste Suína Africana.

por ClicRDC

MAIS LIDAS