Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Jeans de algodão colorido será lançado no ‘Brasil Eco Fashion Week’

Publicado 12/11/2019 às 03:35
Foto: Divulgação Natural Cotton Color

Foto: Divulgação Natural Cotton Color

O algodão naturalmente colorido BRS Rubi, desenvolvido pela Embrapa, será matéria-prima para a confecção do denim, tecido usado na produção de jeans. Por prescindir do processo de tingimento, o novo jeans usa menos água em sua fabricação comparado ao tradicional índigo blue.

O lançamento está marcado para o próximo dia 16 de novembro, em São Paulo, na semana de moda sustentável Brasil Eco Fashion Week. De acordo com a Embrapa, o produto será o primeiro jeans brasileiro fabricado a partir de algodão colorido. Ele foi idealizado pela empresa paraibana Natural Cotton Color, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), por meio de um edital de inovação de 2016.

Detalhe do jeans produzido com algodão colorido | Foto:

Detalhe do jeans produzido com algodão colorido                      Foto: Divulgação Embrapa

A presidente da Natural Cotton Color, Francisca Vieira, conta que o jeans de algodão colorido teve uma ótima aceitação na Première Vision Paris, considerada a principal feira do mundo têxtil, que apresenta as principais tendências em tecidos. “Se o nosso denim tiver a aceitação no mercado como teve na Première Vision Paris, será uma revolução na indústria do jeans, até porque ele não é azul e não deixa rastros de tinta em lugar nenhum”, declara.

Francisca diz que aposta no mercado de luxo para o novo produto. “Busco marcas que tenham alto valor agregado, que possam dar continuidade ao nosso trabalho sem mandar costurar as peças em países com trabalho escravo e mão de obra infantil. Não queremos ver nosso denim em prateleiras de lojas que pagam centavos de dólares pela costura”, declara a empresária, que já entrou com pedido de patente do produto no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). “Estamos procurando uma marca que queira fazer parceria para a produção do primeiro lote de mil quilos, ou seja, aproximadamente 2 mil metros de denim”, revela.

Pegada hídrica do jeans de algodão colorido
Outro ponto importante a favor do novo jeans é a pegada hídrica. É o que explica Luís Sávio Pinheiro, gerente de Tecnologia do Instituto Senai de Tecnologia Têxtil e Confecção, onde o tecido foi desenvolvido: “Para produzir uma calça jeans azul no Brasil são necessários entre 4 mil e 11 mil litros de água em toda a cadeia, desde a irrigação ao beneficiamento e acabamento final do produto. Já o algodão colorido não é irrigado e não necessita de tingimento. Portanto, consome menos água.”

Desenvolvimento em parceria
A concepção do denim começou a partir do Comitê Gestor do Arranjo Produtivo Local de Confecções e Artefatos de Algodão Colorido do Estado da Paraíba, que integra empresários, produtores e suas organizações e instituições de apoio.

Criado em 2011, o Comitê tem como objetivo articular todos os elos envolvidos na cadeia produtiva da pluma. Um dos seus resultados mais importantes foi a garantia de compra da produção do algodão colorido.

Fazem parte as seguintes instituições: Embrapa, Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (Abit), Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), bancos públicos e privados, Governo da Paraíba, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Mercado nacional

Plantação de algodão colorido | Foto: SANTOS, Edna Maria Cosme

Plantação de algodão colorido | Foto: SANTOS, Edna Maria Cosme

O socioeconomista da Embrapa Algodão (PB) Gilvan Ramos avalia que com o novo produto, a demanda e a produção de algodão naturalmente colorido tendem a crescer. “O estado da Paraíba ainda produz muito pouco – são 293 hectares plantados em 2019 e 391 toneladas colhidas de algodão em rama. Isso representa apenas 140 toneladas de pluma pronta para a fiação”, avalia.

Mercado mundial
Hoje a China e os Estados Unidos são os maiores produtores de algodão colorido, com mais de cem mil hectares plantados. De acordo com estudo realizado em 2017 pelo Instituto de Pesquisa de Cultivos Industriais, da Academia de Ciências Agrícolas de Xinjiang, na China, a perspectiva é que haja um crescimento gradual da demanda pelo algodão naturalmente colorido. O documento prevê que em 2036 ele representará cerca de 30% da produção mundial de algodão, o que equivale a 6 milhões de toneladas de pluma naturalmente colorida por ano.

A Embrapa já lançou seis variedades de algodão colorido em tonalidades que vão do verde-claro aos marrons claro, escuro e avermelhado. São elas: BRS 200 Marrom, BRS Rubi, BRS Topázio, BRS Safira e BRS Jade.

MAIS LIDAS