Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Toque Sertanejo
Apresentação
Docimar Schmidt e Paulo Frizzo

‘Inove Erechim’ reuniu mais de 400 pessoas

Publicado 12/11/2019 às 01:21
Público do Inove Erechim durante uma das vivências

Público do Inove Erechim durante uma das vivências com o hipnólogo André Atiê   |    Foto: URI Erechim/Imprensa

O Inove Erechim – The Bridge Experience lotou o Salão de Atos da URI Erechim no último final de semana, dias 9 e 10. Mais de 400 pessoas, entre estudantes, professores e empresários da cidade participaram do encontro que foi uma verdadeira maratona de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Uma equipe de dez palestrantes do projeto The Bridge, de São Paulo, abordaram, de forma criativa e integrativa, temas relevantes no preparo para o mercado de trabalho. Entre eles, habilidades e competência, liderança, planejamento de carreira, controle da ansiedade, tecnologia, alta performance, meditação, controle mental e utilização de ferramentas virtuais. E sempre aliando o conteúdo às suas experiências e compartilhando as fases na construção da trajetória até chegar no estágio atual.

A URI Erechim, através da área de Ciências Sociais Aplicadas, e a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Erechim (SEAE), promoveram no sábado e domingo, 9 e 10, no Salão de Atos, um dos projetos mais arrojados já realizados na cidade: o INOVE Erechim – The Bridge Experience.

A promoção do Inove foi da URI Erechim, por meio da área de Ciências Sociais Aplicadas, e da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Erechim (SEAE). Para os organizadores, a principal mensagem de tudo que se vivenciou no evento é a seguinte:  “Não guarde para si o conhecimento. Divida e ajude as pessoas. Isso é o que vai te levar às conquistas desejadas.”

Palestras

Foto: URI Erechim/Imprensa

Um dos momentos de bate-papo de vários palestrantes no palco    |    Foto: URI Erechim/Imprensa

Todo o trabalho do Inove Erechim foi conduzido por Gabriel Solis e Gustavo Andrade, do The Bridge, um projeto cuja missão é expandir a consciência de universitários e proporcionar experiências trazidas por profissionais de sucesso. Eles deram dicas sobre apresentação pessoal e explicaram a importância de se ter objetivos claros antes de partir em busca de uma oportunidade. Abordaram também as habilidades e competências do profissional do futuro.

O tenente coronel Angel Fujita, psicólogo do Exército Brasileiro, apontou algumas saídas, inclusive práticas, para que os jovens não caiam nas armadilhas de uma seleção, por exemplo. “É preciso trabalhar habilidades e competências e estudar mais do que o professor pedir”, alertou. Na avaliação dele, outras ferramentas fundamentais e que devem ser trabalhadas envolvem  interesse por tecnologia, possuir uma rede de relacionamentos confiável e muita criatividade. “Quando participar de uma seleção, tenha brilho nos olhos e seja um resolvedor de problemas. É isso que as organizações buscam”, aconselhou.

Fujita também falou sobre a importância de fazer escolhas. “Vocês precisam entender que o grande inimigo não é o concorrente, mas vocês mesmos. Por isso, planejem, saibam o que desejam e, se for preciso, busquem assessoramento e sejam pró-ativos, para irem além”, justificou o militar. E completou: “Tudo isso tem que ser feito com muita disciplina. E descubram o que os motiva”.

Foto: Dóris Fialcoff

Palestra do osteopata Sidnei Shira    |     Foto: Dóris Fialcoff

Já o fisioterapeuta e osteopata Sidnei Shira, do Instituto Shira, tratou sobre ansiedade, um tema que assusta e acomete milhões de pessoas atualmente. “A nossa mente incomoda o corpo”, revelou, mas garantindo que é possível superar esse problema: “Todos buscam sucesso profissional, ou seja, dinheiro. Porém, isso será alcançado por meio do conhecimento que obtivemos para ajudarmos as pessoas. Simples assim.”

Quando Bruno Prilip, instrutor e performer do Método TheROSE, fez uma apresentação artística, o público nem suspeitava que ele utilizaria a técnica para mostrar a necessidade de foco e disciplina na vida.

Foto: Dóris Fialcoff

Performance de Bruno Prilip  |   Foto: Dóris Fialcoff

O músico e cantor Tiago Sharinamo, que abriu a programação de domingo, revelou como superou a ansiedade e até a depressão. “Fui técnico e analista de informática e administrador. No entanto, isso não me motivava. Então, fiz meditação, que foi o grande diferencial, e comecei a me dedicar à música e treinar equipes”, contou, ainda completando:“Temos que ter orgulho de viver, pois cada dia é uma nova oportunidade.”

E Sharinamo ainda deu outras dicas: “Faça um raio x de si mesmo (quem sou eu? Qual a causa ou o propósito da minha vida? Seja importante para os outros e não sossegue até encontrar a resposta. Em segundo lugar, ative o seu GPS (Guia Pessoal de Superação), pois tudo começa com uma decisão verdadeira. Depois, encontre sua tribo, seja humilde, busque apoio e até um mentor. E compartilhe e sonhe junto com a família e os amigos. Por último, dance a melodia, quer dizer, seja excelente, celebre, viva intensamente e deixe um legado.”

Redes sociais

Marina Paduin, reponsável pelas

Marina Paduin falou sobre o que é necessário para atuar em rede social |  Foto: URI Erechim/Imprensa

A farmacêutica Marina Paduin, hoje gestora de conteúdo de Roberto Shinyashiki, mostrou como utilizar as ferramentas virtuais para impactar. “Você precisa encontrar uma forma de se destacar no meio de 100 milhões de brasileiros que hoje possuem contas em rede social”, disparou. E em seguida falou sobre o que é necessário para atuar em rede social: posicionamento definido, relacionamento (currículo certo), mensurar (analisar e opinar), conversão (converter para ajudar na compra) e aproveitar as oportunidades.

Vale do Silício
Os participantes do Inove também tiveram a oportunidade de ouvir um brasileiro que trabalha no Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos. E Bruno Solis aproveitou para apontar algumas barreiras que precisam ser superadas e que servem de lição para qualquer pessoa. “Dominar o inglês, participar de eventos e feiras e conhecer pessoas é o básico. Mas precisamos ter franqueza para passar credibilidade e aproveitar oportunidades que encontramos”, resumiu.

Hipnose

André Atiê utilizou a hipnose para demonstrar a capacidade mental | Foto: URI Erechim/Imprensa

André Atiê utilizou a hipnose para demonstrar a capacidade mental | Foto: URI Erechim/Imprensa

O encerramento da programação foi com o oficial da Polícia Militar e mágico André Atiê, que utilizou a hipnose para mostrar a capacidade mental das pessoas em superar desafios. “Precisamos ter clareza do que queremos, agir de forma inteligente e ter coragem de lutar até o fim”, frisou. “E devemos entender que o cérebro filtra e descarta. Então, o que nos falta é prioridade e não tempo, como justificamos permanentemente.”

Após a sua fala, ao realizar uma sessão de hipnose, mostrou, na prática, a capacidade das pessoas em realizar ações nunca antes concretizadas.

 

 

MAIS LIDAS