Erechim será a sede no Rio Grande do Sul, dia 21 de março, do Festival de Vedanta e Autoconhecimento, com participação gratuita. Promovido pelo Instituto Vishva Vidya, o evento, que ocorrerá no Salão de Atos da URI Erechim, terá Jonas Masetti como principal palestrante. Ele tem em sua trajetória de aprendizado uma vivência de 4 anos de internato na Índia, com seu mestre Swami Dayananda Saraswati, considerado um dos grandes mestres de Vedanta da atualidade.
O foco principal da programação estará nas aulas de Vedanta, que, segundo os organizadores, ocorrerão em um ambiente leve e divertido, no qual os participantes poderão interagir com diferentes atividades dessa tradição e aprender mais sobre si mesmas.
Além de Erechim, ao longo do ano o evento também ocorrerá em Campinas (SP), Lagoa da Prata (MG), Salvador (BA), Petrópolis (RJ) e Ribeirão Preto (SP).
Com apresentação do jornalista e apresentador de televisão Ronaldo Rosas, o Festival conta com o apoio do Consulado da Índia, da prefeitura de Erechim e da URI Erechim.
Inscrições
O Festival de Vedanta e Autoconhecimento acontecerá no dia 21 de março, das 13h às 18h30min, no Salão de Atos da Uri Erechim. As inscrições podem ser feitas pela internet (clique aqui para acessar o link), de forma gratuita. Sugere-se a doação de alimentos não perecíveis, que serão doados para duas instituições de caridade do município.
O que é Vedanta
Vedanta é o nome do estudo realizado a partir do final dos Vedas, que deu origem ao conceito popular de autoconhecimento. Apesar de ser visto como religião por alguns, seja pela sua proximidade com o hinduísmo ou pelo desconhecimento geral sobre o tema, Vedanta não é uma religião. É apenas um nome para um tema de estudo, como matemática ou geografia.
O estudo consiste em uma mudança cognitiva, a correção de uma visão errônea sobre o mundo e sobre si mesmo. Resumidamente, Vedanta é um conhecimento milenar que ajuda as pessoas a encontrarem a paz e o equilíbrio interior independente do mundo externo.
Sobre Jonas Masetti
É um carioca e amante da natureza, que começou a trilhar seu caminho espiritual enquanto ainda trabalhava no mercado financeiro. Ele se formou cedo em Engenharia Mecânica e sua carreira profissional foi construída como empresário. Em quatro anos dirigia uma consultoria e trabalhava com diretores de empresas.
O estudo começou pela sua necessidade de entender a própria vida. Como podia ter de tudo, família, namorada, dinheiro, sucesso profissional, e ao mesmo tempo não estar pleno e satisfeito? E vendo que as outras pessoas “bem-sucedidas” não tinham clareza e paz ele foi atrás de respostas. No fim de sua busca, Masetti tornou-se parte da tradição de Vedanta. Seu percurso como aluno culminou em uma vivência de 4 anos de internato na Índia com seu mestre Swami Dayananda Saraswati.