Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Don't Stop I
Apresentação
Eliane Santolin
Toca Tudo
Apresentação
Amílton Drews

Audiência pública debaterá avanços e desafios para autistas na região

Publicado 2/04/2025 às 11:42

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, a Rádio Difusão recebeu Andressa Vieira, coordenadora regional do Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB), e João Dacy Rezende, presidente da ATAPERS. A entrevista abordou a importância da data, os desafios enfrentados pelas famílias e o acesso aos serviços de saúde para pessoas autistas.

Andressa destacou que a ONU instituiu a data em 2007 para conscientizar a população e combater o desconhecimento sobre o transtorno. Ela ressaltou que o autismo não é “moda” e que a compreensão sobre o tema ainda está em evolução. Um dos pontos levantados foi a maior incidência de diagnósticos em meninos, fato relacionado às diferenças neurológicas entre os gêneros.

Durante a entrevista, foi debatida a dificuldade de acesso a diagnóstico e acompanhamento adequado, principalmente para famílias do interior. “O primeiro impacto já começa na escola, na aceitação pela sociedade e na capacitação dos profissionais”, explicou Andressa. Ela também enfatizou a ausência de suporte para os familiares e o impacto da sobrecarga emocional sobre as mães de autistas.

João Dacy Rezende destacou a falta de integração entre as áreas de saúde, educação e assistência social como um obstáculo ao atendimento eficiente. “Se isso acontecesse de forma efetiva, os autistas já estariam sendo melhor monitorados e acompanhados há muito tempo”, afirmou.

Audiência pública debaterá demandas da região

Uma audiência pública está marcada para sexta-feira, 4 de abril, às 14h, na Câmara de Vereadores de Erechim. O evento contará com representantes da saúde, educação, assistência social, judiciário e famílias de autistas. O objetivo é levantar demandas e traçar estratégias para melhorar o atendimento especializado na região.

Rezende destacou que a audiência é o primeiro passo para reivindicar melhorias junto aos governos estadual e federal. “Queremos dar um pontapé inicial para a criação de serviços especializados na nossa região”, concluiu.

O MOAB e a ATAPERS seguem trabalhando juntos para estruturar um atendimento mais eficaz e humanizado, buscando apoio para que autistas e seus familiares tenham mais qualidade de vida.

 

MAIS LIDAS