A história da imprensa na cidade de Erechim e no Alto Uruguai gaúcho passou a ser escrita com a contribuição de Aziz Chalela. Nascido em 8 de janeiro de 1923, em Rio Azul (PR), e de ascendência libanesa, ele teve uma infância modesta e acreditava no sucesso construído pelo trabalho. Como um apaixonado pela radiodifusão, em um período ainda nada globalizado, assumiu o desafio de fundar a Rádio Difusão Sul Riograndense LTDA AM, precisou ter muita dedicação, perseverança e ousadia. Com concessão outorgada pelo Decreto 45.525, de 3 de março de 1959, a emissora foi inaugurada em 18 de dezembro de 1960. Operando com a potência de 5.000 Watts, na frequência de 650 Khz, o seu crescimento constante a transformou em líder de audiência regional.
Esse DNA empreendedor, cerca de 20 anos depois, foi responsável por mais um pioneirismo. A comunidade aplaudiu, em 16 de março de 1980, a inauguração da primeira Rádio FM da região. Também com o nome de Rádio Difusão Sul Riograndense Ltda, teve a concessão outorgada pela Portaria nº 276, de 10 de março de 1978. A publicação no Diário Oficial da União foi em seguida, no dia 17 de março, em classe A, com potência de 50 KW-Erp.
Tanto esforço não foi em vão. Respeitadas e atuantes, as emissoras Difusão AM e FM tornaram-se símbolo de integração regional. Capazes de vencer os desafios do tempo, seguiram com a missão idealizada pelo saudoso Aziz, falecido em 21 de janeiro de 1995.
Tal trajetória sempre motivou e orgulhou o radialista Idyllio Segundo Badalotti, gerente da Difusão desde o início até agosto de 2017, quando faleceu. Ele, enquanto coautor dessa bela obra, e a sua fiel e competente equipe, contam a história da cidade. E sempre seguindo o lema do fundador: “Divertir educando e educar divertindo.”