O CEO da empresa Criativando, Jonathan Tebaldi, que foi estudante do curso de Design Gráfico da Universidade de Passo Fundo (UPF), conversou com acadêmicos da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) na última sexta-feira, 11. A atividade foi promovida por meio da disciplina de Empreendedorismo, ministrada pela professora Valmiria Antonia Balbinot.
E o convidado tem uma experiência bem interessante para compartilhar. Ele participou do reality show Shark Tank Brasil e conquistou R$ 450 mil para investir no seu negócio.
De Nova Bassano, uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, com cerca de 9 mil habitantes, para a versão brasileira do reality show norte-americano com investidores interessados em dar apoio financeiro a grandes ideias de empreendimento.
Mas como chegou lá? Tebaldi revelou que não foi nada fácil. Muitas dificuldades e momentos de crise permearam o caminho. “Tínhamos uma pequena gráfica em Nova Bassano, que fazia pulseiras e ingressos. A gráfica cresceu, fomos para um prédio maior e a cada ano duplicávamos o tamanho da empresa. Em três anos, eu tinha uma gráfica completa e brigava com gente grande. Em 2015, veio a crise e me levou junto”, resumiu o CEO.
Na crise, Tebaldi precisou se reinventar. “Tinha máquinas da gráfica, criatividade, mas estava fazendo o mesmo que todo mundo. Tinha que me reinventar e fazer algo que ninguém estava fazendo”, relembrou.
De gráfica ao negócio com papel de parede
Com um nome nada criativo e investimento forte em anúncios de revistas do ramo de decoração e arquitetura, mais uma vez o negócio não deu muito certo. Mas o mercado de decoração era promissor. Foi então que, em 2017, Tebaldi criou uma startup. “Não sabia nem o que era uma startup na época. Depois de entender, entramos no programa StartupRS Digital do Sebrae e, ao final, recebemos nosso primeiro aporte de um grupo de investidores para começarmos a Criativando”, contou.
O novo negócio
A Criativando é uma plataforma que conecta designers, arquitetos e lojistas, e possibilita que eles criem papel de parede personalizado sob demanda. A empresa também desenvolve modelos de papel de parede com realidade aumentada: desde modelos que auxiliam a alfabetização até modelos com jogos. Por meio de um aplicativo no smartphone, a câmera detecta o conteúdo presente no papel de parede e apresenta a história associada a ele.
No final de junho de 2019, a startup gaúcha de Nova Bassano conquistou R$ 450 mil no Shark Tank e crescerá ainda mais.
A startup também é investida pela Aceleradora Ventiur, a mais nova parceira da UPF no Programa de Investimento e Aceleração de startups. A iniciativa visa atrair recursos de investidores para a criação de um fundo e buscar empresas para serem aceleradas e investidas.