A Prefeitura de Erechim decretou nesta segunda-feira (21) luto oficial de três dias pelo falecimento de Jorge Mario Bergoglio, sua Santidade, o Papa Francisco, ocorrido hoje, no dia 21 de Abril de 2025, aos 88 anos de idade, em sua residência oficial na Casa Santa Marta, no Vaticano.
Filho de Imigrantes Italianos, Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 1936. Ingressou na Companhia de Jesus e foi ordenado sacerdote em 1969, até ser elevado a cardeal, em 2001, pelo Papa João Paulo II. Sua trajetória pastoral sempre foi marcada pela humildade, simplicidade e dedicação aos mais necessitados.
Além da carreira eclesiástica, Papa Francisco também foi, por muitos anos, professor em colégios e universidades religiosas, sendo formado em Filosofia e Teologia. Eleito Papa em 13 de março de 2013, decidiu adotar o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, simbolizando o seu compromisso com a pobreza e a justiça social.
Durante o seu pontificado, destacou-se por promover uma Igreja mais inclusiva e próxima dos marginalizados, abordando temas como a imigração, a desigualdade e o meio ambiente. Mesmo após tornar-se Papa Francisco, ele sempre manteve uma ligação profunda com a América do Sul, onde, em sua primeira viagem internacional como pontífice, escolheu o Brasil como destino, participando da 28ª Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em julho de 2013.
Durante os dias de Luto Oficial, as Bandeiras serão hasteadas a meio-mastro.