Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Canto Nativo
Apresentação Docimar Schmidt
Alvorada Musical
Edeovaldo Dias dos Santos

Produtores de São Valentim participam do curso em Boas Práticas na Aplicação de Defensivos Agrícolas

Publicado 2/05/2023 às 09:19

Na quarta e quinta-feira (26 e 27/04), um grupo de produtores do município de São Valentim foi capacitado pela Emater/RS-Ascar em Boas Práticas Agrícolas na Aplicação de Defensivos, com envolvimento do Escritório Municipal, integrado pelos extensionistas Delmir Nadal e Marilete Bigolin.

O curso, realizado no Clube Caramuru, contou com orientações teóricas e práticas seguindo as normativas da legislação que prevê que o aplicador esteja cadastrado no Cadastro Estadual de Aplicadores de Agrotóxicos Hormonais e, para tanto, precisa passar pela capacitação.

Em São Valentim, o curso contou com a parceria da prefeitura, Cresol e Sicredi. Na abertura do curso, na quarta-feira, participaram os secretários municipais de Agricultura, Isvaldo Gaboarti, de Obras, Vilmar Scatolin, os dirigentes da unidade do Sicredi, Deise Balestrin, da Cresol, Mauricio Pansera e o extensionista da Emater/RS- Ascar, Luiz Angelo Poletto.

A Emater/RS-Ascar e o Governo do Estado buscam qualificar o processo de aplicação nas propriedades rurais, visando melhorar e eficácia agronômica das aplicações, racionalizar a utilização de defensivos agrícolas e mitigar a contaminação humana e ambiental decorrente das pulverizações agrícolas. Além de reduzir os custos para os produtores em relação ao uso de herbicidas hormonais, o curso atende à legislação que trata do tema.

O curso foi ministrado pelos extensionistas rurais Delmir Nadal, Ivonir Biesek e Jonas Farina. Durante os dois dias, foram repassadas orientações com foco na redução dos riscos de contaminação humana e ambiental no controle de pragas, doenças e plantas daninhas, além de reduzir os custos para os produtores em relação ao uso de herbicidas hormonais, atendendo à legislação que trata do tema.

Na parte prática, os produtores participaram de atividades com recomendações para uso correto e seguro, como análise de componentes de equipamentos de pulverização, dentre elas a regulagem das pontas do pulverizador para aplicação, tamanhos de pontas do equipamento para eficiência do produto, controle de vento, da temperatura, dentro outros itens para uso correto e seguro na aplicação.

Na conclusão do curso, foi entregue certificados aos participantes, no Clube Caramuru, onde aconteceu a parte teórica.

MAIS LIDAS