3321-2243 | 3321-2443
Av. Maurício Cardoso, 88
Erechim | RS

X
play

DIFUSÃO FM

play

DIFUSÃO AM

Notícias

21/09/2017

Comunidade Judaica comemora novo ano

Compartilhe

A comunidade judaica comemora nesta quarta-feira (20) a chegada do ano 5.778 no calendário judaico, oficial em Israel e para os judeus em todo o mundo. Famílias vão se encontrar ao entardecer nas sinagogas para orações e reflexões sobre o ano que passou. 



– Para nós, o ano novo é o dia que nos lembra a criação do homem. Na tradição judaica diz que neste dia a humanidade nasceu. Nós celebramos com rezas e reflexões – afirma o rabino da Sinagoga Centro Israelita Porto-alegrense, Marcos Perelmutter.



Enquanto o calendário gregoriano baseia-se no sol, o judaico tem como referência tanto o sol quanto a lua. Rabinos dizem que a essência do ano novo judaico é um momento de autoexame. 



– Os meses do calendário judaico são baseados nos ciclos da lua. Já os anos são baseados no calendário solar – explica o vice-presidente da Federação Israelita do RS, Sebastian Watenberg.



No Rosh Hashana, que significa ano novo, diversas autoridades visitarão as sinagogas. Nesta quarta-feira, representantes da Federação Israelita do RS participarão de um evento, a partir das 19h, na Sinagoga Sibra (Rua Mariante, 772).




Nesta época, a comunidade judaica utiliza roupas brancas que representam a pureza da alma. Além disso, enviam-se mensagens com os dizeres "Shaná Tová U-metuká", que significa um ano bom e doce. Um antigo costume é comer um pedaço de maçã mergulhado no mel.



No dia 29 de setembro, 10 dias depois da celebração do ano novo, a comunidade comemora o Yom Kipur - Dia do Perdão. As pessoas realizam um jejum de 24 horas como forma de devoção e negação do prazer terreno, que é quebrado no final da tarde com um grande jantar em família.



 



Do Zero Hora



Mais notícias