Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Canto Nativo
Apresentação Docimar Schmidt
Visita ao seu lar
Pastores da Igreja Quadrangular

Simers promove campanha ‘Trote Solidário’ com alunos de Medicina da URI Erechim

Publicado 11/03/2020 às 10:03
Trote Solidário de 2019

Trote Solidário de 2019 arrecadou 2,2 toneladas de alimentos não-perecíveis em Erechim  |   Fotos: URI Erechim/Imprensa

A cidade de Erechim (RS) recebe, nesta sexta-feira (13) e no sábado (14), as atividades da primeira etapa do Trote Solidário 2020, iniciativa do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio do seu Núcleo Acadêmico. A campanha envolverá mais de 50 estudantes de Medicina da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

As ações incluem doação de sangue pelos alunos e arrecadação de alimentos não-perecíveis e materiais de limpeza em diversos supermercados. Neste ano, pela primeira vez, também serão arrecadadas tampinhas de garrafas pet para serem encaminhadas para o Instituto do Câncer Infantil. (Confira abaixo a programação)

O Trote Solidário busca engajar a comunidade em uma ação convocada pelos futuros médicos. O objetivo é combater a violência nos ritos de recepção aos novos universitários.

Na edição de 2019 em Erechim foram obtidas nove bolsas de sangue e arrecadadas 2,2 toneladas de alimentos não-perecíveis.

No passado, a campanha

No passado, o Trote Solidário resultou na doação de nove bolsas de sangue

Abrangência no RS
O Trote Solidário 2020 envolverá 20 faculdades de Medicina do Estado. Além de Erechim, as atividades ocorrerão em Caxias do Sul, Lajeado, Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santa Maria, Rio Grande, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Ijuí e Uruguaiana.

Segundo o Simers, na edição de 2019, foram registradas 850 doações de sangue, que beneficiaram mais de 3 mil pessoas (cada bolsa pode ajudar até quatro pessoas). Na arrecadação de alimentos não-perecíveis, foram mais de 63 toneladas. Os donativos foram encaminhados ao Banco de Alimentos e beneficiaram mais de 130 mil pessoas. Também foram arrecadados mais de 850 quilos de tampinhas plásticas e cerca de 4 mil livros de Medicina.

O Diretor de Projetos Especiais do Simers, Vinícius de Souza, ressalta que o Trote Solidário consolidou uma transformação cultural nas faculdades de Medicina. “Atualmente, o ingresso na universidade não é mais marcado por humilhação ou assédio, mas sim por empatia e pela ressignificação do que é ser médico”, afirmou.

Souza destacou o envolvimento de diversos setores da sociedade no Trote Solidário – neste ano o Grêmio Foot Ball Porto Alegrense será um dos apoiadores. “Esperamos que esta edição bata recordes em engajamento e arrecadação, ampliando nosso trabalho e o conceito que a iniciativa traz”, concluiu.

A campanha 
Criado em 2008, o Trote Solidário é uma parceria do Simers com as universidades, bancos de sangue e Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul. O projeto venceu, em 2013, o prêmio TOP Ser Humano no Estado, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS). No ano seguinte, arrematou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil.

Confira a programação de Erechim:
Universidade participante: URI
Datas: 13 de março (bancos de sangue) e 14 de março (coleta de alimentos)
Coleta de sangue
• Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho – Praça Joaquim Brasil Cabral, 443 – Centro
Coleta de alimentos
• Master Sonda Shopping Hipermercado – Av. Sete de Setembro, 1.200 – Bairro Fátima
• Caitá Supermercado – Rua Emílio Grando, 307 – Centro
• Passarela Supermercado – Rua José Oscar Salazar, 95 – Três Vendas
• Supermercado Querência – Rua João Pessoa, 346

MAIS LIDAS