Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Canto Nativo
Apresentação Docimar Schmidt
Alvorada Musical
Edeovaldo Dias dos Santos

Simers e Associação Brasileira de Psiquiatria firmam parceria

Publicado 29/05/2020 às 08:07
Imagem: PublicDomainPictures/Pixabay

Imagem: PublicDomainPictures/Pixabay

Uma parceria entre o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) para defender e fortalecer a psiquiatria no país foi firmada neste mês. O acordo foi feito entre os presidentes do Simers, Marcelo Matias, e da ABP, Antônio Geraldo. A intenção já havia sido tratada durante encontro no último mês de março, entre o Diretor de Interior do Simers e psiquiatra, Fernando Uberti, e as presidências de ambas as entidades.

O objetivo da parceria, segundo os dirigentes, é a defesa da psiquiatria e do psiquiatra, na forma das grandes discussões envolvendo uma parcela cada vez maior da população que passa por sofrimento psiquiátrico.

Pelo acordo, as duas instituições pretendem avançar em assuntos comuns, como a atualização da legislação vigente sobre a assistência em saúde mental, entre outras ações. Querem ampliar, por exemplo, a atuação na área política, na promoção e apoio mútuo de eventos; na realização de pesquisa de dados sobre a saúde psiquiátrica de médicos, estudantes de medicina e sociedade em geral; na participação em espaços de debate e decisão sobre psiquiatria e saúde mental em esferas públicas, bem como na participação em campanhas como a do Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.

“Teremos uma atuação articulada e ampla, que envolverá temas como o desabastecimento de medicamentos, fechamento de leitos psiquiátricos e valorização do psiquiatra. A área ocupa papel fundamental na sociedade de hoje e, historicamente, foi muito instrumentalizada por políticos e ideologias. Não podemos nos ausentar desse debate e do desafio constante que é fortalecê-la”, afirmou Uberti.

Também ficou acertado que o Simers atuará como apoiador institucional do 38º Congresso Brasileiro de Psiquiatria, promovido pela ABP, que ocorrerá em outubro na capital gaúcha. O diretor Uberti é um dos integrantes do comitê organizador local do evento.

 

MAIS LIDAS