Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Don't Stop II
Eliane Santolin
Toca Tudo
Apresentação
Amílton Drews

‘Sala de Crise da Região Sul’ realiza sexta reunião para avaliar impactos da seca

Publicado 15/05/2020 às 09:46
Imagem: Reprodução YouTube/anagovbr

Imagem: Reprodução YouTube/anagovbr

A Sala de Crise da Região Sul, coordenada pela Agência Nacional de Águas (ANA) realizou sua sexta reunião para avaliar os impactos da seca e buscar soluções para os problemas decorrentes do fenômeno. Durante o encontro, feito por videoconferência nesta quinta-feira, 14, foi aprovado novo patamar para o teste de redução da defluência da hidrelétrica Foz do Chapecó (RS/SC), que fica no Rio Uruguai. Com isso, o volume de água liberado passa de 160 para 150m³/s a partir das 8h desta sexta-feira, 15, até o próximo dia 21, data em que ocorrerá mais uma reunião da Sala, quando a redução será reavaliada.

A medida busca prolongar o armazenamento de água da barragem para melhorar as condições para os diversos usos da água no Rio Uruguai a jusante (abaixo) do reservatório. O teste de redução da defluência da hidrelétrica Foz do Chapecó poderá ser interrompido caso sejam identificados impactos especialmente para as captações de abastecimento público nos municípios de Itapiranga (SC) e São Borja (RS).

Em 8 de maio aconteceu o primeiro teste, quando o volume liberado pela barragem baixou de 200 para 160m³/s sem que fossem identificados problemas para as captações de água para abastecimento das duas cidades. Captações para agroindústria em Itapiranga e a travessia fluvial entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina também foram mantidas.

Órgãos representados na reunião
A sexta reunião da Sala de Crise da Região Sul (14 de maio), contou com cerca de 90 participantes, representando órgãos gestores de recursos hídricos do Paraná, Rio Grande do Sul e de Santa Catarina; órgãos federais; prefeituras, usuários de água para saneamento, navegação e indústrias; órgãos ambientais e do setor elétrico; além de instituições que realizam monitoramento e previsão meteorológicos.

Em sua apresentação, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) abordou a situação de seca generalizada no Sul, que acontece há meses. Além disso, mostrou a previsão de chuvas abaixo da média na região para as próximas semanas nas bacias dos rios Paranapanema, Iguaçu, Paraná, Jacuí e Uruguai.

Já o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou a situação do armazenamento dos reservatórios do Subsistema Sul de geração hidrelétrica. Segundo o ONS, as bacias dos rios Capivari, Iguaçu, Jacuí e Uruguai – que formam o Subsistema Sul – tiveram seu armazenamento reduzido a menos da metade desde o início do ano. Entre 1º de janeiro e 13 de maio, os estoques de água caíram de 29,94% para 14,07%.

De acordo com o ONS, nas duas principais bacias do Subsistema Sul, dos rios Iguaçu e Uruguai, já existem dez hidrelétricas com a geração paralisada ou com operação intermitente por falta de água. Nesses casos, os reservatórios operam somente para a manutenção de restrições ambientais ou de outros usos da água. Na bacia do Iguaçu, responsável por 47% do armazenamento, estão nessa situação os reservatórios dos aproveitamentos hidrelétricos Salto Osório (PR), Salto Caxias (PR) e Baixo Iguaçu (PR).

No caso da bacia do Rio Uruguai, que possui 28% do armazenamento do Subsistema, os aproveitamentos de Garibaldi (SC), Campos Novos (SC), Barra Grande (RS/SC), Machadinho (RS/SC), Itá (RS/SC), Passo São João (RS) e São José (RS) também estão com a geração suspensa ou com operação intermitente em virtude da seca.

Para assistir o vídeo da sexta reunião da Sala de Crise da Região Sul, clique aqui.

MAIS LIDAS