Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Canto Nativo
Apresentação Docimar Schmidt
Alvorada Musical
Edeovaldo Dias dos Santos

Projeto incrementa aprendizado de Inglês na Escola Helvética, de Erechim

Publicado 28/02/2019 às 11:32

Alunos da Escola Helvética com as cartas dos estudantes dos EUA  |  Fotos: Acervo Escola Helvética

O início do ano letivo chegou com uma surpresa internacional para os estudantes do 8º ano da escola Escola Estadual de Ensino Médio Professora Helvética Rotta Magnabosco, de Erechim (RS). Durante o último trimestre de 2018, como parte do plano de aula, o professor de Inglês Coriolanu Thill, conhecido como Coré, iniciou um projeto de escrita e leitura.

Batizado como Letters to a friend, o projeto consistiu em um intercâmbio de cartas entre alunos da Escola Helvética e a Paradise High School, da cidade de Decatur, no Texas (EUA).

Como foi o projeto
O Letters to a friend foi desenvolvido em duas fases. Na primeira, foi trabalhado o gender letter (gênero carta). A ideia era aguçar nos estudantes a vontade e a habilidade de ler e compreender textos desta modalidade na língua inglesa, além de valorizar a pronúncia. A etapa também contemplou a parte gramatical, envolvendo os tempos verbais e outras regras, aprendidas nos trimestres anteriores.

A segunda fase do projeto envolveu a habilidade escrita. Os estudantes redigiram cartas com auxílio de material didático e dicas do professor. Eles contaram um pouco da sua rotina escolar e cotidiana, sobre os costumes locais, as belezas do Estado e de Erechim. Algumas fotos das turmas e também de iguarias gaúchas, como churrasco e chimarrão, foram postadas junto.

Após essas etapas, os jovens também aprenderam a preencher os envelopes. A maioria deles encarou como novidade, visto que, em plena era digital, o envio de cartas não é mais uma prática constante.

Postagem das cartas
As cartas foram postadas no dia 1º de novembro e chegaram nos EUA no dia 29 do mesmo mês. Lá, a professora Suzanne Taylor, que leciona Literatura para o Ensino Médio, também desenvolveu atividades semelhantes e destacou a importância de conhecer novas culturas. Os estudantes texanos responderam as cartas e também mandaram fotos das turmas e alguns mimos para os novos amigos erechinenses.

As correspondências,  quee estavam sendo aguardadas ansiosamente pelos alunos da Helvética, chegaram esta semana. E a aula de Inglês, claro, foi de leitura e prática de pronúncia. Tudo em meio a muita animação e ainda mais vontade de aprender.

troca de cartas 3

Coriolanu Thill, professor de Inglês da Escola Helvética, trabalhando com as cartas em aula

MAIS LIDAS