Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Disk 94
Apresentação
Paulo Frizzo
Tocando a Bola
Com Francisco Basso Dias e equipe esportiva

Polícia Civil inicia campanha contra ‘fake news’

Publicado 26/03/2020 às 10:38
Campanha da Polícia CIvil

Campanha da Polícia CIvil visa combater avanço de notícias falsas  |   Imagem: Polícia Civil/RS

O boato de que falsos agentes da vigilância sanitária estariam assaltando edifícios e casas em Porto Alegre, na semana passada, causou pânico entre moradores da Capital. A informação foi rapidamente desmentida pela Polícia Civil, que não havia registrado casos semelhantes em suas delegacias – segundo a fake news, nas invasões os criminosos teriam usado a desculpa de coletar material para testagem do Covid-19. Preocupada com o surgimento de mais boatos envolvendo crimes, a Instituição lançou uma campanha em suas redes sociais para combater o avanço das notícias falsas. A iniciativa consiste em divulgar constantemente explicações sobre o que são e como não cair no “conto do vigário”.

Fake news em épocas como a que estamos vivendo servem apenas para desestabilizar a sociedade e tornar o trabalho das instituições ainda mais complicado num cenário já fragilizado pelo medo”, afirma a Chefe de Polícia, delegada Nadine Tagliari Farias Anflor. No caso dos falsos agentes sanitários, policiais civis foram designados para averiguar a situação, desviando o foco do que realmente importa – os crimes que de fato acontecem.

Mais recentemente, outra fake news envolvendo criminosos vestidos de técnicos da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) também tirou o sossego de moradores. A informação, igualmente falsa, surgiu nas redes sociais, foi compartilhada e tratada como verdadeira.

Independentemente das mentiras, Nadine alerta para medidas de segurança que precisam ser adotadas, caso situações como as inventadas realmente aconteçam. “Não se pode permitir o ingresso de pessoas estranhas, sem a devida identificação da empresa ou órgão público que representam. Também não se pode repassar dados particulares e de contas bancárias a terceiros, principalmente quando solicitadas por telefone. Se o edifício ou a residência possuem empregados, eles também devem ser orientados”, afirma.

A Chefe de Polícia ainda alerta a população sobre a importância de se questionar informações sobre casos policiais vindas de outras fontes que não da própria polícia. “A informação verdadeira, coesa e fidedigna aos fatos sempre partirá da Instituição”, garante. E ela também pede que os cidadãos tenham como norte os veículos de imprensa, rádios, sites, emissoras de televisão e jornais que têm realizado um trabalho de credibilidade junto ao setor da segurança pública. “O cidadão está no centro da pandemia. Portanto, também é parte da solução e precisa agir com responsabilidade, quer se isolando em casa para evitar a disseminação do Covid-19, quer questionando a veracidade do que compartilha nas redes sociais”, enfatiza Nadine.

*Fonte: Carlos Vogt – Polícia Civil/RS

MAIS LIDAS