Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Flash Back
Apresentação
J. Carlos Nicolai
Mensageiro Gaúcho
Amílton Drews

Novo treinamento do PNCEBT acontece em agosto, na Unicruz

Publicado 29/07/2019 às 04:06
Treinamento PNCEBT | Crédito: Vanessa Soares/Simvet

Treinamento do PNCEBT ocorre em agosto, na Unicruz, em Cruz Alta (RS) |  Crédito: Vanessa Soares/Simvet

O Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS) promove, de 19 a 23 de agosto de 2019, a 49ª edição do treinamento para o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). A iniciativa é em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Universidade de Cruz Alta (Unicruz).

O programa foi instituído em 2001 com o objetivo de diminuir o impacto negativo das zoonoses na saúde humana e animal. E, ainda, promover a competitividade da pecuária brasileira frente aos mercados internacionais. O sindicato aplica os treinamentos desde 2011 e já capacitou mais de 1 mil profissionais para executar os testes de brucelose e tuberculose.

Conforme a presidente do Simvet/RS, Angelica Zollin, a entidade continua com o firme propósito de qualificar os médicos veterinários para que possam atuar em diversas áreas. Dentro da habilitação para o PNCEBT, esses profissionais farão parte do grupo que mantém a tuberculose e a brucelose fora dos rebanhos gaúchos. I

Ela afirma que isso possibilita ao Estado uma situação diferenciada em relação aos demais porque há informações sobre a situação do rebanho, o número de focos existentes e onde ocorrerão as atuações.

“O Rio Grande do Sul está entre os Estados com os maiores índices vacinais. A brucelose, que é causada pela Brucella abortus, atinge tanto o gado de corte quanto o de leite. Já a tuberculose, que é transmitida pelo Mycobacterium bovis, é um problema mais sério para os produtores de leite. E ambas as enfermidades atingem também os búfalos”, observa a dirigente.

Sobre a capacitação
O treinamento será realizado na sede da Unicruz, em Cruz Alta (RS), e é exclusivo para médicos veterinários. Há 20 vagas.

Após o curso, os participantes devem solicitar a sua habilitação junto ao Mapa e a Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pncebt.unicruz@gmail.com e pelo site www.simvetrs.org.br.

 

MAIS LIDAS