Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Município de Centenário (RS) inicia campanha de combate à gripe

Publicado 16/04/2019 às 05:39
Centenário (RS) inicia campanha de vacinação contra a gripe e espera cumprir a meta | Foto: Prefeitura de Centenário/ Imprensa

Centenário inicia campanha de vacinação contra a gripe e espera cumprir a meta  |  Foto: Prefeitura de Centenário/ Imprensa

Iniciou nesta segunda-feira (15), a campanha de vacinação contra a gripe em Centenário (RS). A programação segue o cronograma nacional, que iniciou no dia 10 de abril, e estipula como foco inicial a imunização dos grupos prioritários. Fazem parte os trabalhadores da saúde, professores, crianças maiores de 6 meses e menores de seis anos, idosos, gestantes e puérperas.

Em um segundo momento, a partir de 22 de abril, a campanha passará a contemplar o grupo das pessoas com doenças crônicas.

Para ser vacinado, basta o morador de Centenário ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) com a carteirinha de vacinação ou o cartão do SUS. Pessoas com doenças crônicas devem levar também um atestado.

Segundo a enfermeira da UBS, Patrícia Banaszeski, todos os anos o Município atinge a meta de vacinação. E o objetivo de 2019 é, novamente, ter uma excelente adesão da população. Ela comenta, porém, que sempre há uma pequena parcela de pessoas que deixa de se vacinar, e que o objetivo do trabalho é atingir também este público. “Temos casos de pessoas que não querem fazer a vacina pelo medo de ficarem doentes. Mas é importante todos saberem que esta vacina protege contra o vírus da Influenza e as estatísticas, amplamente divulgadas pela imprensa, apontam que depois do início das campanhas de vacinação houve redução nos números de mortes por este vírus”, ressalta a profissional.

A campanha vai até o dia 31 de maio. As vacinas são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. No sábado, dia 4 de maio, em que ocorrerá o Dia D de Vacinação Contra a Gripe, a UBS ficará aberta durante todo o dia para atender exclusivamente as pessoas que queiram se vacinar. Além disso, será realizada a regularização das carteiras de vacinação de crianças que tenham alguma dose atrasada.

MAIS LIDAS