Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Flash Back
Apresentação
J. Carlos Nicolai
Mensageiro Gaúcho
Amílton Drews

Marcelino Ramos completa 74 anos de emancipação

Publicado 28/12/2018 às 10:22
Vista aérea do balneário de águas sulfurosas, em Marcelino Ramos | Fotos: Prefeitura de Marcelino Ramos

Vista aérea do balneário de águas sulfurosas, em Marcelino Ramos | Fotos: Prefeitura de Marcelino Ramos

Emancipado em 28 de dezembro de 1944, o município de Marcelino Ramos (RS) surgiu a beira as margens da linha férrea e no entorno do Rio Uruguai. O nome foi dado em homenagem a Marcelino Ramos da Silva, engenheiro responsável pela construção da estrada férrea, construída a partir de 1897, para ligar, na época, as províncias de São Paulo e Rio Grande do Sul. A cidade, conhecida pelas águas sulfurosas e pelo turismo religioso e rural, tem sua história recente atrelada ao Consórcio Itá.

Legados do Consórcio Itá
Após a conclusão das obras da Usina Hidrelétrica Itá, e com as águas do rio subindo para formar o reservatório, as terras onde antes existia o antigo balneário foram alagadas. O Consórcio Itá foi o responsável pela construção das novas estruturas, que continuam atraindo turistas. Mas, além das águas termais, o Consórcio instalou também o Parque Natural Municipal Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares. Trata-se de uma Unidade de Conservação (UC) da Floresta Estacional Decidual (Floresta do Rio Uruguai).

Parque Teixeira Soares

Parque Natural Municipal Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares

Conhecida como “Terra das Águas”, além da riqueza das águas termais e da qualidade de vida, a Compensação Financeira por Uso de Recurso Hídrico – CFURH é um incremento importante na receita municipal. Historicamente, nos últimos 18 anos, desde a instalação da UHE Itá, Marcelino Ramos já recebeu pela área alagada o montante de R$ 15 milhões em repasses aos cofres municipais.

Deste relacionamento, o gerente do Consórcio, Reginaldo de Oliveira, pontua importantes contribuições. Entre elas a permissão de uso para implantação de área de lazer municipal, ou seja, camping. A mais significativa delas, porém, segundo Oliveira, foi a implantação da UC. “Essa unidade deve ser orgulho dos marcelinenses, pois representa um grande diferencial entre todos os municípios da região do alto Rio Uruguai. Seu potencial deve ser explorado em benefício da população local, regional e nacional”, afirmou.

Fonte: Consórcio Itá/Comunicação

MAIS LIDAS