Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Lançada 3ª Semana de Conscientização sobre Síndrome de Down no Rio Grande do Sul

Publicado 21/03/2019 às 05:29
Lançamento da 3ª Semana de Conscientização sobre Síndrome de Down ocorreu no Palácio Piratini | Crédito: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Lançamento da 3ª Semana de Conscientização sobre Síndrome de Down   |   Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Iniciou nesta manhã (21), no Palácio Piratini, a 3ª Semana de Conscientização sobre Síndrome de Down no Rio Grande do Sul. Instituída pela Lei 14.866, de 2016, a programação envolve projeções de filmes, exposição fotográfica, caminhadas, atividades culturais, palestras e rodas de conversa. A ideia é promover esclarecimento e divulgar formas de inclusão. Os eventos terminam na próxima quinta-feira (28).

O governador Eduardo Leite ressaltou a importância da programação. “Além de pensar em melhorias para quem tem síndrome de Down, também temos de trabalhar a sociedade para incluir todas as pessoas, respeitando as diferenças”, explicou.

Leite também prometeu providenciar que o Projeto de Lei (PL) 193, de 2018, que institui a Lei Gaúcha da Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência, seja retomado na Assembleia. O PL iria à votação no ano passado, mas foi arquivado devido ao encerramento do período legislativo.

O autor da Lei
Pai de Arthur, jovem de 12 anos com Down, o deputado estadual Eduardo Loureiro é o autor da Lei nº 14.866. Na cerimônia de hoje, ele ressaltou que o acolhimento da sociedade é fundamental para o desenvolvimento pessoal de cada criança com a deficiência.

“A síndrome é causada por uma alteração genética, que determina características específicas e, também, algumas limitações. Os jovens com Down, porém, têm muitas potencialidades, e podem alcançar níveis altos de desenvolvimento, desde que sejam acolhidos e estimulados de maneira apropriada”, detalhou Loureiro.

Vinícius Streda, autor do livro ‘Nunca deixe de sonhar’

Vinícius Streda, autor do livro Nunca deixe de sonhar, esteve presente no lançamento da Semana / Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Vinícius Streda, autor do livro Nunca deixe de sonhar, na cerimônia de lançamento da Semana  |  Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Sentado ao lado do governador, o escritor Vinícius Streda, autor do livro “Nunca Deixe de Sonhar”, mostrou que as limitações impostas pela condição genética não o impedem de alcançar os seus objetivos. “Assim como o governador, estou morando sozinho agora”, brincou.

O presidente da Associação dos Familiares e Amigos do Down, Vicente Fiorentini, comemorou as conquistas individuais de cada portador da síndrome, bem como o avanço das políticas públicas de inclusão. Mas reforçou que ainda é preciso investir na disseminação de informações a respeito do tema.

MAIS LIDAS