Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Disk 94
Apresentação
Paulo Frizzo
Tocando a Bola
Com Francisco Basso Dias e equipe esportiva

Inicia a campanha ‘Papai Noel dos Correios’ no RS

Publicado 25/11/2019 às 04:31
Foto: Correios/Divulgação

Fotos: Correios/Divulgação

A campanha Papai Noel dos Correios foi aberta oficialmente no Rio Grande do Sul na manhã da última sexta-feira, 22. O evento, que aconteceu no Espaço Cultural Correios Porto Alegre, marcou o início do período de adoção das cartinhas na capital e em 86 cidades do interior gaúcho. Mais de 43 mil envelopes endereçados ao Papai Noel já estão disponíveis em 91 unidades dos Correios.

Para quem deseja contribuir, o prazo vai até o dia 6 de dezembro. No Espaço Cultural Correios Porto Alegre, exclusivamente, a campanha segue até o sábado, 7.

“O final do ano é um dos períodos mais intensos para os Correios e o mesmo compromisso que temos com as encomendas de milhões de brasileiros, temos também com cada cartinha e cada presente que chega até nós pela campanha”, enfatizou o superintendente estadual da empresa, Ruben Marcos Machado Arthur.

Como funciona

IMG-20191123-WA0003
Na etapa inicial da campanha, a empresa recebe cartinhas de instituições cadastradas e escolas da rede pública que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social — os Correios mantêm parceria com as Secretarias de Educação, a fim de trabalhar ações como o desenvolvimento da habilidade da redação de carta, o endereçamento correto e o uso do CEP.

As cartinhas, então, são lidas e registradas pela empresa, para depois serem disponibilizadas ao público nos pontos de adoção de cada cidade.

Nesses locais, os interessados em contribuir leem as cartinhas, selecionam os pedidos que desejam adotar e depois entregam os presentes.

Vale destacar que o presente deve ser embrulhado em papel pardo e é fundamental que o pacote contenha o número da carta legível ― é por meio deste número que os Correios identificam o destinatário de cada objeto e conseguem fazer a entrega corretamente. No caso de ser mais de um presente para uma mesma carta, deve-se fazer um único pacote. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança nunca é divulgado ou informado ao padrinho.

Papai Noel dos Correios completa 30 anos
De acordo com a empresa, a Campanha Papai Noel dos Correios é a sua maior ação de responsabilidade social. E em 2019, está completando 30 anos.

Ao longo dessas três décadas, mais de 6 milhões de cartinhas foram atendidas no Brasil. No Rio Grande do Sul, só no ano passado, o apadrinhamento chegou a cerca de 46 mil cartas.

Como surgiu
A Campanha iniciou a partir da iniciativa de alguns empregados dos Correios. Sensibilizados com as cartinhas postadas para o bom velhinho nas vésperas de Natal, resolveram adotar os pedidos por conta própria e começaram a enviar presentes às crianças. Com o passar do tempo, a ação foi ganhando maior proporção na empresa e acabou se transformando em um projeto corporativo dos Correios.

Atualmente, essa corrente do bem une esforços de empresa, empregados e voluntários da sociedade para atender aos pedidos de milhares de crianças todos os anos.

Pontos de adoção
Nas 86 cidades do interior que realizam a Campanha neste ano, as cartinhas podem ser lidas nas agências centrais dos Correios: Alegrete, Alvorada, Arroio do Meio, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Cambará do Sul, Campo Bom, Canela, Canoas, Carazinho, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Dois Irmãos, Dom Pedrito, Eldorado do Sul, Encantado, Erechim, Estância Velha, Esteio, Estrela, Farroupilha, Flores da Cunha, Frederico Westphalen, Getúlio Vargas, Gramado, Gravataí, Guaporé, Ibirubá, Igrejinha, Ijuí, Itaqui, Ivoti, Jaguarão, Lagoa Vermelha, Lajeado, Marau, Montenegro, Nova Petrópolis, Nova Prata, Novo Hamburgo, Osório, Palmeira das Missões, Panambi, Parobé, Passo Fundo, Pelotas, Portão, Rio Grande, Rio Pardo, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, São Borja, São Gabriel, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, São Luis Gonzaga, São Marcos, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Sarandi, Serafina Corrêa, Soledade, Tapejara, Taquara, Torres, Tramandaí, Três Coroas, Três de Maio, Uruguaiana, Vacaria, Venâncio Aires, Vera Cruz e Veranópolis.

Já em Porto Alegre, serão cinco pontos de adoção: a Casinha do Papai Noel, no Espaço Cultural Correios (térreo do prédio histórico dos Correios na Praça da Alfândega, com entrada pela Av. Sepúlveda); também na Região Central, a Agência Moinhos de Vento (Rua Coronel Bordini, 555); na Zona Sul, a Agência Ipanema (Avenida Eduardo Prado, 2165); na Zona Norte, a Agência São João (Rua Vinte e Cinco de Julho, 46); e na Zona Leste, a Agência Parque Sarandi (Avenida Vinte e Um de Abril, 41).

Adoção on-line

Em Porto Alegre, a adoção pela internet segue ocorrendo até o dia 29 de novembro pelo site correios.com.br/papainoel. A modalidade on-line está disponível apenas na capital gaúcha porque os presentes precisam ser entregues no Espaço Cultural Correios Porto Alegre (térreo do prédio histórico dos Correios na Praça da Alfândega, com acesso pela lateral, na Avenida Sepúlveda).

MAIS LIDAS