Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Canto Nativo
Apresentação Docimar Schmidt
Alvorada Musical
Edeovaldo Dias dos Santos

Equipes mantêm expectativa pela volta dos ralis na temporada 2020

Publicado 16/04/2020 às 10:34
Equipe Carbonera | Foto:

Equipe Nova Itália RS Rally  | Foto: Edson Castro

Este final de semana, dias 17 a 19 de abril, a cidade de Estação (RS) deveria receber a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade e a prova de abertura do Gaúcho. Porém, devido às ações para prevenção e combate à Covid-19, as competições estão suspensas.

Para Evandro Carbonera, da equipe Nova Itália RS Rally, a situação preocupa, mas ele diz que também é tempo de manter esperança na volta das competições. “Este momento em que estamos parados serve para que haja uma efetiva proteção de todos os envolvidos nas provas de ralis, desde nós competidores, o pessoal que atua nas equipes até os torcedores, que vão para o barranco nos prestigiar. Sabemos que é um momento delicado e que exige cuidados de todos. Esperamos em breve podermos regressar às provas”, salienta.

O navegador Marcelo Dalmut, da equipe ACSA 4×4 Rally, enfatiza que o objetivo agora é também contribuir com organizadores e promotores para que a sequência das competições possa acontecer tão logo se normalize a pandemia da Covid-19. “É claro que gostaríamos de estar competindo, mas entende-se a situação e, se possível, vamos também contribuir com sugestões, aguardar as orientações das autoridades em saúde, para que possamos voltar o mais breve possível”, frisa.

Foto: Edson Castro

Equipe ACSA 4×4 Rally   |   Foto: Edson Castro

No Brasileiro, que teve a primeira etapa em Pomerode (SC), em março, Dalmut lidera a categoria Rally 2 (4×4), ao lado do piloto Ulysses Bertholdo. Eles venceram aquela etapa. Já Evandro e o navegador Juliano Gracioli competem pela categoria Rally 5 (4×2) e vivem a expectativa de brigar novamente pelo título nos campeonatos Brasileiro e Gaúcho nesta temporada.

Segundo José Haroldo Scipião Borges, presidente da Comissão Nacional de Rally (CNR), órgão ligado a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), estão sendo realizadas reuniões virtuais com a Diretoria da CBA toda semana. “Por último, fui informado que a nossa comissão de Saúde, cujo presidente é o doutor Dino Altman, neste mês, pelo menos até o dia 30, não terá nenhuma decisão quanto ao retorno dos eventos automobilísticos”, ponderou. “Esperamos que no início de maio a comissão médica da CBA possa nos dar mais  informações. Independente destas informações, alguns promotores e Federações Estaduais já se manifestaram em relação a alguns eventos de rali.”

Leandro Rosa, presidente do Automóvel Clube de Estação (ACE), entidade promotora da etapa que aconteceria esta semana no RS, salienta que a entidade vem analisando todos os possíveis cenários para a realização da etapa em um novo momento dentro desta temporada. “Estamos aguardando os próximos passos, as decisões que estarão vindo da CBA, da Federação Gaúcha, para juntos chegarmos a um entendimento sobre quando fazer a nossa prova”, completa.

A Nova Itália RS Rally – 3ª Edição compete nos Campeonatos Brasileiro e Gaúcho de Rali com o patrocínio da Cavaletti Cadeiras Profissionais, Kixiki Móveis e Erva-mate Rei Verde; e com financiamento da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, por meio do Pró-Esporte RS; e apoio da Graffoluz Indústria Gráfica, Faculdade Censupeg e Lussani Terraplanagens.

A equipe Acsa 4×4 compete no Brasileiro de Rali com os patrocínios Vinícola Zanella, Doce Doce, Leve Sabor e Kixiki; financiamento da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, por meio do Pró-Esporte RS.

MAIS LIDAS