Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Brasil de Norte a Sul 
Apresentação
Edeovaldo Dias dos Santos

Emater realiza capacitação em nogueira-pecã para produtores do Alto Uruguai

Publicado 8/08/2019 às 06:22
Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

A Emater/RS-Ascar, escritório regional de Erechim, realizou, nos dias 6 e 7 de agosto, uma capacitação sobre o cultivo da nogueira-pecã. A atividade ocorreu na Cantina Trentin e contou com apoio da Secretaria Municipal da Agricultura e do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar.

As palestras técnicas foram ministradas por três profissionais: Diniz Fronza, doutor em Agronomia; Rudinei De Marco, doutorando em Fitotecnia; e Luiz Angelo Poletto, assistente técnico regional em Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar de Erechim.

Alguns dos tópicos abordados foram implantação do pomar, cuidados com o solo, cultivo, manejo correto, irrigação, controle de pragas, fitossanidade, principais variedades e suas características e produtividade.

Segundo Poletto, a região do Alto Uruguai tem mais de 93 hectares cultivados com nogueira-pecã. Com uma produção, até o momento, estimada em 15 mil quilos, já que a maioria das árvores está em formação.

“Uma nogueira-pecã leva, no mínimo, de oito a dez anos para ter uma produção de 1,5 mil quilos por hectare”, exemplifica o técnico da Emater. “A previsão é de que essa produção seja atingida daqui a oito anos. A atividade envolve 44 produtores na região.”

Para Poletto, ainda falta conhecimento técnico para conduzir os pomares e mais informações sobre cultivares (produtoras e polinizadoras) entre outras técnicas de cultivo. Mas, segundo informa a Emater, a produção de fruta já despertou interesse para futuras instalações de agroindústrias.

No segundo dia da capacitação, 7, além das palestras, os participantes realizaram uma prática na propriedade do produtor Júlio Kotliarenko, localizada no KM 8,Dourado, em Erechim.

 

MAIS LIDAS