Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Toque Sertanejo
Apresentação
Docimar Schmidt e Paulo Frizzo
Rádio Cidade
Apresentação Francisco Basso Dias

Emater apresenta ações da Extensão Rural na Frinape 2018

Publicado 5/11/2018 às 10:08

A Emater/RS-Ascar participa da Frinape 2018, maior mostra empresarial da região do Alto Uruguai. O evento acontece de 9 a 18 de novembro, no parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), em Erechim (RS).

Em alguns espaços, a Emater demonstrará ações de extensão rural que realiza junto aos públicos da agricultura familiar. Nos “Caminhos da Sustentabilidade”, por exemplo, os visitantes conhecerão na prática o sistema de captação da água da chuva. Também haverá demonstração de processamento artesanal de frutas e condimentos e da secagem de plantas medicinais.

Gilberto Tonello, gerente do Escritório Regional da Emater de Erechim

Gilberto Tonello, gerente do Escritório Regional da Emater de Erechim  |  Foto: Emater/RS-Ascar

“A ideia é reproduzir, tanto na área interna como externa, a utilização sustentável dos produtos disponíveis na propriedade”, explica a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Nadia da Rosa. “O aproveitamento das frutas, por exemplo, pode ser mais uma alternativa de renda para o produtor.”

A instituição ainda terá um estande institucional, instalado junto ao Pavilhão da Agricultura Familiar, onde distribuirá materiais educativos. Entre outros tópicos, serão prestadas orientações sobre energia fotovoltaica, reflorestamento e produção de morangos em estufas no sistema irrigado.

Pavilhão da Agricultura Familiar
O pavilhão destinado à agricultura familiar abrigará cerca de 80 expositores, a maioria de agroindústrias assistidas pela Emater/RS-Ascar. Serão comercializados produtos como embutidos, queijos, doces, geleias, laticínios, além de artesanatos.

Eventos técnicos
No dia 13 de novembro, a Emater/RS-Ascar e o Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai promovem a 2ª Feira da Agrobiodiversidade e o 6ª Simpósio de Cooperativismo. As atividades acontecerão no CTG Sentinela da Querência, junto à Frinape, com início às 8h30min para as inscrições.

O evento será marcado pela palestra da professora da UFRGS Ingrid Bergman Inschausti de Barros. Ela falará sobre Conservação da Biodiversidade e Utilização Sustentável dos Recursos Disponíveis em Propriedades Rurais. A palestra seguinte será de Dieisson Pivotto, do Sescoop/RS, sobre Governança corporativa e cooperativa. A abertura oficial da 2ª Feira da Agrobiodiversidade acontece às 12h.

MAIS LIDAS