Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Interatividade
Apresentação
Elton Dalla Rosa
Sabadão Musical
Apresentação
Edilon Flores
PUBLICIDADE

Emater apresenta ações da Extensão Rural na Frinape 2018

Publicado 5/11/2018 às 10:08

A Emater/RS-Ascar participa da Frinape 2018, maior mostra empresarial da região do Alto Uruguai. O evento acontece de 9 a 18 de novembro, no parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), em Erechim (RS).

Em alguns espaços, a Emater demonstrará ações de extensão rural que realiza junto aos públicos da agricultura familiar. Nos “Caminhos da Sustentabilidade”, por exemplo, os visitantes conhecerão na prática o sistema de captação da água da chuva. Também haverá demonstração de processamento artesanal de frutas e condimentos e da secagem de plantas medicinais.

Gilberto Tonello, gerente do Escritório Regional da Emater de Erechim

Gilberto Tonello, gerente do Escritório Regional da Emater de Erechim  |  Foto: Emater/RS-Ascar

“A ideia é reproduzir, tanto na área interna como externa, a utilização sustentável dos produtos disponíveis na propriedade”, explica a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Nadia da Rosa. “O aproveitamento das frutas, por exemplo, pode ser mais uma alternativa de renda para o produtor.”

A instituição ainda terá um estande institucional, instalado junto ao Pavilhão da Agricultura Familiar, onde distribuirá materiais educativos. Entre outros tópicos, serão prestadas orientações sobre energia fotovoltaica, reflorestamento e produção de morangos em estufas no sistema irrigado.

Pavilhão da Agricultura Familiar
O pavilhão destinado à agricultura familiar abrigará cerca de 80 expositores, a maioria de agroindústrias assistidas pela Emater/RS-Ascar. Serão comercializados produtos como embutidos, queijos, doces, geleias, laticínios, além de artesanatos.

Eventos técnicos
No dia 13 de novembro, a Emater/RS-Ascar e o Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai promovem a 2ª Feira da Agrobiodiversidade e o 6ª Simpósio de Cooperativismo. As atividades acontecerão no CTG Sentinela da Querência, junto à Frinape, com início às 8h30min para as inscrições.

O evento será marcado pela palestra da professora da UFRGS Ingrid Bergman Inschausti de Barros. Ela falará sobre Conservação da Biodiversidade e Utilização Sustentável dos Recursos Disponíveis em Propriedades Rurais. A palestra seguinte será de Dieisson Pivotto, do Sescoop/RS, sobre Governança corporativa e cooperativa. A abertura oficial da 2ª Feira da Agrobiodiversidade acontece às 12h.

PUBLICIDADE