Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
A Voz do Brasil
A Voz do Brasil

Diretora-Geral da Unicred Erechim, Vânia Bez Balestrin:
‘Meu lugar é onde minha coragem permitir’

Publicado 9/03/2020 às 10:11
Vânia Bez Balestrin, Diretora-Geral da Unicred Erechim | Foto: Unicred/Divulgação

Vânia Bez Balestrin, Diretora-Geral da Unicred Erechim | Foto: Unicred/Divulgação

Neste domingo, 8 de março e Dia Internacional da Mulher, a Unicred Erechim lembrou a trajetória da sua Diretora-Geral, Vânia Bez Balestrin. Ela chegou à cooperativa em julho de 2009, convidada pelo presidente do Conselho de Administração, o médico Antônio Gabriel Teixeira, e não imaginava que teria pela frente o seu maior desafio profissional: planejar e operacionalizar a mudança organizacional da cooperativa. “Um trabalho que demandou muitas mudanças de processos, produtos, serviços e estrutura física visando a implantação de uma gestão eficiente e capaz de produzir bons resultados”, recorda Vânia.

Para a executiva, os próximos passos de então incluíram formar uma equipe capacitada e comprometida, redefinir papéis e responsabilidades pelos processos decisórios, aproximar colaboradores de cooperados e readequar a estrutura e o sistema de informação da cooperativa.

“Os objetivos eram muitos e um a um foram sendo atingidos, desde a busca e fidelização dos cooperados até a conquista de uma agência nova, moderna, que orgulhasse a todos”, relembra Vânia. “Para cada ‘meta batida’, um novo desafio era lançado. O caminho era sem volta e rumo à qualificação da gestão, por meio de um alinhamento organizacional com mudanças capazes de aumentar a resposta da Unicred Erechim como organização frente aos desafios externos do seu ambiente de atuação.”

Mais do que melhorar os números da cooperativa, o propósito era ainda maior. “Meu desejo era e continua sendo desenvolver a cooperativa de forma sustentável, crescente e perene, visando à melhoria do desempenho e com capacidade para enfrentar as dificuldades da economia brasileira”, afirma, reconhecendo que ousadia, coragem e elevada capacidade negocial são seus pontos fortes e que sempre procurou repassá-los à equipe para juntos construírem uma Unicred pujante e à altura do seu cooperado.

Conforme a dirigente, os resultados sempre vieram como retribuição ao trabalho dedicado de todos que lidera, sob o olhar presente, atento e incentivador dos Conselhos de Administração e Fiscal.

“A busca constante por novas conquistas – entre elas expandir a cooperativa, abranger mais categorias e aumentar o número de agências – é o oxigênio que move nossa gestão, sob o regime de Governança Corporativa implantado há dois anos”, acredita. “Mais um passo dado à profissionalização e que abriu as portas para a expansão, que trouxe à Unicred Erechim duas filiais: Agência Dr. Nilson Zaffari, na Unimed Erechim; e Agência Santa Mônica, no Hospital Santa Mônica. E a Unicred Empresarial para atender a demanda que virá com a nova abertura estatutária para acolher empresários, o que se traduz num novo momento para a cooperativa.”

Bancária há mais de 20 anos, 11 deles exercidos na Unicred Erechim, Vânia sempre trabalhou com número maior de homens do que de mulheres e garante nunca ter se sentido diferente.

“Somos 12 executivos do Sistema Unicred no Rio Grande do Sul e as mulheres são a minoria. Inicialmente como Gerente Geral e há dois anos como Diretora-Geral, trabalho com o Conselho de Administração integrado por nove membros, todos homens. Eu sempre me senti ouvida e valorizada, e acredito que isso aconteça porque lugar de mulher é onde sua coragem permitir”, comenta a executiva. “Muitas vezes não estamos onde queremos por não ousarmos, não enfrentarmos os desafios. Já tantas outras vezes chegamos lá exatamente por abraçar as oportunidades. Se eu cheguei em um momento muito difícil da cooperativa lá em 2009, vivo hoje a melhor época da Unicred.”

 

MAIS LIDAS