Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Canto Nativo
Apresentação Docimar Schmidt
Alvorada Musical
Edeovaldo Dias dos Santos

Detentos do Presídio de Soledade iniciam cursos EAD na URI Erechim

Publicado 5/03/2020 às 11:40
Um dos apenados está cursando Gestão e o outro Gestão Foto: Susepe/RS

Um dos apenados está cursando Gestão em Agronegócios e o outro Gestão Ambiental | Foto: Susepe/RS

Neste mês, dois detentos do Presídio Estadual de Soledade (RS) iniciaram o ano letivo na Universidade Regional Integrada (URI) – Campus Erechim. Ambos concluíram o Ensino Médio no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) da casa prisional e, agora, via Ensino a Distância (EAD), estão fazendo cursos de tecnólogos, um de Gestão em Agronegócios e o outro Gestão Ambiental.

Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), ambos os presos cumprem pena no regime fechado. E, para estudarem, a administração da casa prisional solicitou permissão ao Poder Judiciário para que os familiares imprimam os conteúdos didáticos e as apostilas.

Bimestralmente, os custodiados serão conduzidos até o campus da URI Erechim para prestarem as provas. “Este é o segundo semestre que temos um desses dois presos buscando um futuro digno pós-cumprimento de pena. Acreditamos que o ensino é um dos pilares da ressocialização do apenado”, afirma o administrador do Presídio, Clevison Brum.

Conforme frisou a chefe da Divisão de Educação Prisional da Susepe, Ana Dreher, os profissionais do seu setor orgulham-se dos resultados crescentes de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) desde o ano de 2013. “O estímulo à leitura, à educação formal e informal são agregadores de saberes e valores que oportunizam o empoderamento das pessoas privadas de liberdade. A maioria cursou até a 5ª série do Ensino Fundamental e despertou para a educação durante o cumprimento da sua pena”, detalha.

MAIS LIDAS