Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Toque Sertanejo
Apresentação
Docimar Schmidt e Paulo Frizzo
Rádio Cidade
Apresentação Francisco Basso Dias

Descartados os primeiros 86 suspeitos para coronavírus no Lacen/RS

Publicado 10/03/2020 às 08:31
Foto: Lacen/Divulgação

Diagnóstico de coronavírus pelo Lacen tornará mais rápido o resultado no RS | Foto: SES/Divulgação

O Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) fechou até esta segunda-feira, 9, os diagnósticos como negativo dos primeiros 86 casos suspeitos para infecção pelo novo coronavírus. O número representa todos os exames feitos desde a sexta-feira, dia 6 de março, no Rio Grande do Sul, quando o serviço da Secretaria da Saúde (SES) passou a fazer a análise.

Os exames agora passarão por um segundo teste para os outros sete tipos de vírus respiratórios mais comuns no País, como os influenza A e B, parainfluenza, adenovírus e vírus sincicial respiratório.

A investigação no Lacen começou a ser feita na última sexta-feira, 6, após a chegada de insumos específicos para a identificação do novo coronavírus entregues pelo Ministério da Saúde. O material é produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que é para onde a SES enviava as amostras com as suspeitas da infecção. Antes, recebe o resultado podia levar até 8 dias, e agora reduziu para 48 horas.

De acordo com a SES, nenhuma amostra do Rio Grande do Sul segue em investigação na Fiocruz. Os atuais suspeitos estão no Lacen em Porto Alegre.

“Nem todos esses descartados para coronavírus já estão contabilizados no boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira pela SES, em virtude da hora de fechamento dos dados. Da última sexta-feira para hoje, foram 34 casos descartados após o diagnóstico co Lacen. Os demais casos serão agora tabulados pelo Centro de Operações de Emergências (COE) e entrarão no boletim desta terça-feira, 10, junto a outros casos que venham a ter o diagnóstico até lá”, detalha a Assessoria de Comunicação Social da SES.

O boletim epidemiológico é atualizado diariamente em saude.rs.gov.br/coronavirus.

MAIS LIDAS