Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
A Voz do Brasil
A Voz do Brasil

Déficit de lenha no Alto Uruguai leva empresa a lançar programa de incentivo florestal

Publicado 16/11/2018 às 10:37
ER Luiz Poletto palestra Silvicultura

Assistente técnico do Emater regional Erechim , Luiz Ângelo Poletto, apresentou um panorama da silvicultura no Alto Uruguai        Foto: Emater Erechim

A possibilidade de que em poucos anos venha a faltar lenha na região do Alto Uruguai tem preocupado entidades e indústrias que a utilizam como matéria-prima. Por isso, a empresa Olfar lançou o Programa Regional de Energia Renovável, que visa a implantação de florestas energéticas. O objetivo é a produção de biomassa florestal (cavaco) para geração de energia e calor.

O lançamento do programa aconteceu no dia 14 de novembro, no Polo de Cultura, em Erechim. A abertura contou com a presença do prefeito, Luiz Francisco Schmidt; do gerente da Emater/RS-Ascar, Gilberto Tonello; do presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (Accie), Fábio Vendruscolo; e do presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), Ademir Sakrenzenski. Para o prefeito, o projeto será importante para “atender uma região que necessita produzir e consumir”.

Tonello observou que a região tem aptidão para expandir o reflorestamento e outras áreas, como a fruticultura, para o desenvolvimento regional. “A Emater vem trabalhando no fomento do florestamento e é parceira neste projeto. Temos a preocupação se realmente haverá lenha para atender a demanda no futuro”, ressaltou.

Os presidentes da Accie e da Amau também elogiaram o programa. Eles enfatizaram a importância do cultivo de eucaliptos, com florestamento e reflorestamento, para o desenvolvimento social e econômico da região. As duas entidades garantiram apoio ao programa.

Palestras
Na sequência, houve a palestra do assistente técnico regional em Sistemas de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Luiz Ângelo Poletto. Ele apresentou um panorama da silvicultura no Alto Uruguai, no Estado e no País, destacando os benefícios econômicos, sociais e ambientais da atividade.

Segundo ele, no Alto Uruguai a área total de plantio é de 21.572 hectares, sendo a maior parte de eucaliptos. Os municípios com maiores áreas são Erval Grande (4.750ha), Erechim (2.300ha), Aratiba (2.205), Benjamin Constant do Sul (1.450ha) e Itatiba do Sul (1.150ha). Já o consumo de lenha, cavacos e toras por empresas atinge 3 mil hectares ao ano. Somente uma indústria de Erechim consome 850 metros cúbicos de cavaco/dia, exemplificou.

Na avaliação de Poletto, o plantio regional deve concentrar a produção destinada a toras, cavaco e pellets. Ele também apontou como sistema de plantio o agrossilvipastoril, ou seja, a criação de gado de corte e de ovelhas de forma integrada com a floresta.

O tema da palestra do pesquisador da Embrapa Florestas, Erich Schaitza, foi o uso da biomassa florestal na produção de energia no Brasil.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Erechim

MAIS LIDAS