Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Conferência aborda participação da sociedade na gestão do SUS

Publicado 3/04/2019 às 05:13
Mesa diretiva da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Erechim | Foto: Prefeitura de Erechim/Secom

Mesa diretiva da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Erechim | Foto: Prefeitura de Erechim/Secom

A 8ª Conferência Municipal de Saúde de Erechim teve início na manhã desta quarta-feira (3) no Salão de Atos da URI. A iniciativa é amparada na Lei Federal nº 1.842/90, que versa sobre a participação da sociedade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). A realização das conferências acontece nas esferas municipais, estaduais e federal. Nesta última, os trabalhos são finalizados na Conferência Nacional, em Brasília.

Após a composição da mesa diretiva pelas autoridades convidadas, a enfermeira Sônia Ferreira, presidente do Conselho Municipal de Saúde, abriu oficialmente o evento. O tema escolhido para este ano é Democracia e Saúde, dividido em três eixos: saúde como direito, consolidação do SUS e financiamento do SUS.

“O SUS vem ao encontro ao que precisamos, atende as necessidades básicas da população, porém as dificuldades do sistema existem. E a falta de cumprimento das responsabilidades acaba sobrecarregando o Município. A morosidade e um menor investimento dos governos estadual e federal estão há anos penalizando a nossa cidade”, observou o secretário municipal da Saúde, Dercio Nonemacher.

O prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, endossou as colocações do titular da pasta e ainda destacou: “Os usuários precisam ter consciência ao utilizar os serviços oferecidos pelo SUS, não extrapolar, usar com parcimônia”.

Para elucidar, ele comentou a atual situação no Município e citou números de levantamentos que apontam a utilização exagerada de consultas e exames. “Por todos esses motivos o tema desta 8ª Conferência é oportuno e necessário para se chegar a um bom e correto uso do SUS”, finalizou Schmidt.

Atividades da tarde
As atividades do turno da tarde incluem trabalhos em grupos, seguidos de debates e aprovação de propostas até às 16h. Em seguida acontece a aprovação do Relatório Final e Moções. E das 17h às 17h30min, eleição de Delegados para a 8ª Conferência Estadual de Saúde e encerramento dos trabalhos.

 

MAIS LIDAS