Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Disk 94
Apresentação
Paulo Frizzo
Tocando a Bola
Com Francisco Basso Dias e equipe esportiva

Cartazes nas ruas incentivam a proteção de crianças e adolescentes contra abuso e exploração sexual

Publicado 18/05/2020 às 07:08
Equipe do Conselho Tutelar de Erechim instalou cartazes da campanha  |   Foto: Prefeitura/Ascom

Equipe do Conselho Tutelar de Erechim instalou cartazes da campanha pelas ruas da cidade  | Foto: Prefeitura/Ascom

O Conselho Tutelar de Erechim (RS) dá voz à campanha que marca o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A equipe da entidade instalou nas ruas da cidade cartazes com o tema da iniciativa: Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes.

Um dos cartazes da Campanha

Um dos cartazes da Campanha

A ação vem se somar aos esforços em todo o País para proteger crianças e adolescentes de atos abusivos e aproximá-los dos canais de denúncia. O coordenador do Conselho em Erechim, Luciano Perosa, destaca a importância de divulgar esse trabalho para que cada vez mais pessoas confiem nele e o utilizem. “Percebemos que essa situação infelizmente é recorrente dentro do círculo de convivência, por isso o medo cala a muitos. Campanhas assim dão coragem para falar e procurar ajuda. Precisamos mostrar que essas crianças e adolescentes não estão sozinhos, que eles têm quem luta por eles”, declara.

Perosa ainda observa que muitas denúncias são difíceis de comprovar, pois, as vezes, essa violência não deixa provas físicas, mas consequências psicológicas sérias que levam a muito sofrimento. “Estes e tantos outros motivos levam a equipe do Conselho Tutelar a se empenhar na continuidade da campanha. Nos próximos dias, os cartazes estarão em espaços públicos da cidade, como supermercados, para que mais cidadãos tomem conhecimento de como agir ao se deparar com situações de abuso e exploração de crianças e adolescentes”, detalha. “Em Erechim, ligue para o telefone 54 3520-7051, em horário comercial; e para o 54 99176-0626, no plantão; ou Disque Direitos Humanos, número 100.”

Outro cartaz

Outro cartaz

O Dia 18
A data foi escolhida para ser o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes porque em 18 de maio de 1973, um crime bárbaro ocorrido na cidade de Vitória (ES), chocou todo o País e ficou conhecido como o Caso Araceli. Esse era o nome da menina, de apenas oito anos, que teve todos os seus direitos humanos violados: foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. Apesar de sua natureza hedionda, o crime até hoje está impune.

A campanha é realizada o ano todo por meio da conscientização no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A proposta é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

 

MAIS LIDAS