Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

Campeões da ‘8ª Grande Prova Vinhos do Brasil’ serão conhecidos na segunda-feira, 17 de junho

Publicado 12/06/2019 às 05:38
8ª Grande Prova Vinhos do Brasil

A 8ª Grande Prova de Vinhos do Brasil avaliou 1.072 amostras, de 122 vinícolas, de oito estados |  Foto: Francisco Carneiro

Os números da 8ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB) surpreenderam os 27 jurados. Eles participaram da degustação às cegas de vinhos brasileiros disponíveis no mercado entre 3 e 6 de junho, no Hotel Vila Galé, no Rio de Janeiro.

Durante os quatro dias foram apreciadas 41 categorias, entre brancos, rosados e tintos. Foram 1.072 amostras, de 122 vinícolas, de oito estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia e Goiás. Para se ter uma ideia da evolução do concurso, na primeira edição, em 2011, foram inscritas 284 amostras, de 64 vinícolas. E eram apenas 13 categorias.

A GPVB ainda contemplará os apreciadores de vinhos, espumantes e sucos de uva com os Best Buys abaixo de R$ 50,00, comprovando que vinho bom necessariamente não é vinho caro.

Participantes
Do total de produtos degustados, 51 se sagraram campeões. “Estamos todos muito empolgados com o resultado. Esta foi, sem dúvida, a melhor edição da GPVB, com um time de jurados tecnicamente competente e de experiência internacional. Foram campeões de sete estados e diversas vinícolas que podemos chamar de revelação, pois jamais haviam sido campeãs e apresentaram vinhos sensacionais”, comemora o jornalista Marcelo Copello, diretor do Grupo BACO Multimídia e presidente do júri .

Novas categorias
Neste ano, o concurso incluiu a categoria Bag-in-Box (BIB), como são conhecidas as embalagens de papelão. Além disso, o certame avaliou novas categorias, criadas durante o processo de catalogação das amostras.

Para ser considerada nova categoria é preciso, pelo menos, cinco amostras dos mesmos tipos de vinhos. São elas: Espumante Extra-Brut Nature Rosé (Charmat e Champenoise), Espumante Extra-Brut Branco (Charmat e Champenoise), Espumante Nature Branco (Charmat e Champenoise), Espumante Demi-Sec Branco Charmat, Espumante Demi-Sec Branco Champenoise, Branco Gewurztraminer, Branco Viognier, Tinto Teroldego, Tinto Sangiovese, Tinto Ancellotta, Tinto Petit Verdot.

“Impressionante como conseguimos, mais uma vez, aferir a evolução qualitativa dos vinhos brasileiros, que começam a apresentar pontos importantes e até surpreendentes”, declara o jurado Sérgio Queiroz, diretor do Grupo BACO. Ele cita, por exemplo, a diversidade de castas, a capacidade para guarda de alguns vinhos e novas regiões, como a Chapada Diamantina (BA), que estreou na GPVB 2019.

Resultado e premiação
Nesta 8ª GPVB, a divulgação dos resultados, segundo os organizadores, será realizada de forma inédita. Ou seja, por meio de transmissão ao vivo pelas redes sociais no dia 17 de junho, às 17h, com a presença de um grupo de críticos e especialistas. Para acompanhar, acesse www.facebook.com/grupobacomultimidia ou @grupobacomultimidia no Instagram.

A cerimônia de entrega de medalhas e certificados acontecerá durante a Wine South América, entre 25 e 27 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS).

Apoiadores do evento
O GPVB 2019 conta com o apoio institucional das seguintes entidades: Ibravin, SindiVinho, Aprovale, Wine South America (WSA), Vinhos de Altitude (SC), Vinhovasf, Agavi, Apromontes, Vinhos da Campanha, Associação Brasileira de Sommeliers – Rio de Janeiro (ABS-Rio) e Hotel Vila Galé.

Categorias avaliadas
1.Espumante Brut Branco Champenoise
2.Espumante Brut Branco Charmat
3.Espumante Brut Rosé Champenoise
4.Espumante Brut Rosé Charmat
5.Espumante Extra-Brut e Nature Rosé (Charmat e Champenoise)
6.Espumante Extra-Brut Branco (Charmat e Champenoise)
7.Espumante Nature Branco (Charmat e Champenoise)
8.Espumante Prosecco/Glera (Charmat e Champenoise)
9.Espumante Moscatel Branco
10.Espumante Demi-Sec Branco Charmat
11.Espumante Demi-Sec Branco Champenoise
12.Espumante Moscatel e Demi-Sec Rosé (Charmat e Champenoise)
13.Branco Chardonnay
14.Branco Sauvignon Blanc
15.Branco Gewurztraminer
16.Branco Riesling Itálico e Renano
17.Branco Moscato
18.Branco Viognier
19.Branco de Outras Castas e Cortes
20.Tinto Cabernet Sauvignon
21.Tinto Merlot
22.Tinto Tannat
23.Tinto Syrah
24.Tinto Pinot Noir
25.Tinto Cabernet Franc
26.Tinto Marselan
27.Tinto de Outras Castas
28.Tinto Cortes
29.Tinto Malbec
30.Tinto Touriga Nacional
31.Tinto Teroldego
32.Tinto Sangiovese
33.Tinto Tempranillo
34.Tinto Super Premium
35.Tinto Ancellotta
36.Tinto Petit Verdot
37.Rosé
38.Doces e Fortificados
39.Suco de Uva Integral Branco
40.Suco de Uva Integral Tinto
41.Bag in Box

 

 

 

MAIS LIDAS