Os atrativos turísticos dos estados do Rio Grande do Sul e da Bahia foram os mais procurados pelos turistas da região Sudeste para o período do verão. A constatação é da Sondagem Empresarial, uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com agências de viagens do Rio de Janeiro, Espírito Santo, de Minas Gerais e São Paulo. Tirando o segmento Sol e Praia (46,2%), os viajantes da região foram os que mais buscaram o Turismo Cultural (17,9%). O levantamento verificou, ainda, que quase metade deles (48,4%) irão viajar em família.
O estudo trouxe também a perspectiva das empresas da região em relação ao desempenho, faturamento, à demanda de serviços e geração de empregos de outubro de 2019 a março de 2020. Para 15,8% delas, a perspectiva é de que o número de empregados aumente. Além disso, 54,2% acreditam que a demanda pelos serviços ofertados cresça no período. Outro dado positivo é que 52,2% indicaram um cenário com perspectiva de aumento no faturamento para os próximos meses.
Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esses dados coroaram o ano de 2019, que apresentou vários resultados positivos. “É cada vez mais notória a participação dos turistas da região Sudeste no crescimento do turismo no país e dos empresários que pretendem investir ainda mais neste setor. Isso é um importante impulso para continuarmos trabalhando ainda mais para desenvolver o setor turístico nacional, gerando emprego e renda”, finalizou.
Na avaliação por estado, os turistas paulistas e mineiros preferiram os destinos baianos. Já os capixabas e fluminenses pretendem visitar os atrativos gaúchos.
Sondagem Empresarial
Realizada pelo Ministério do Turismo, a Sondagem Empresarial é realizada semestralmente. O objetivo é avaliar a percepção de desempenho nos cenários atual e futuro das agências e dos operadores turísticos, além de identificar o comportamento do consumidor sob a perspectiva dos empresários para períodos de alta temporada.
A ideia é auxiliar as empresas da região do setor de agenciamento de viagens a avaliarem nichos de mercados a serem melhor explorados. Com a Sondagem, por exemplo, é possível identificar que os turistas das agências consultadas pela pesquisa não têm certos estados como escolha para a viagem no período.
Fonte: Ministério do Turismo