Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais

ARTIGO
‘Caminhos do Alto Uruguai’
Por Alessandro Dal Zotto

Publicado 20/05/2019 às 10:52

Por Alessandro Dal Zotto, vereador de Erechim (RS) e secretário do Conselho Regional de Desenvolvimento do Norte do Rio Grande do Sul (Credenor)

A nossa região é privilegiada em alguns aspectos, em detrimento de tantas outras problemáticas que empatam o nosso desenvolvimento. As ligações asfálticas são eternos gargalos, a situação financeira do Estado, a falta de força política (carência de representação estadual e federal) e a distância do centro do poder fazem com que permaneçamos estagnados a cada ano que passa.

Neste breve texto cito que temos privilégios. Apresento uma alternativa que pode alavancar o desenvolvimento regional, gerando divisas, criando postos de trabalho e registrando nossa presença em definitivo no mapa do Rio Grande do Sul. O turismo é uma alternativa real de desenvolvimento que ainda pode ser explorada.

Diante de tal realidade que se apresenta, faz-se imprescindível ser criativo. E construir dialogicamente um senso comum de pensamento que expresse a necessidade de fazer ecoar em todos os cantos da região, do Estado e do País que somos municípios donos de belezas naturais extraordinárias. Bem como de empreendimentos que não perdem em momento algum para as mais badaladas cidades “turísticas” do Rio Grande do Sul. E que temos na essência a acolhida, a simplicidade e o amor por este chão.

Neste sentido, nossa atitude precisa estar voltada para divulgar as ações, os momentos, os investimentos já realizados. Indico aos amigos que acessem a página Caminhos do Alto Uruguai no Facebook (https://www.facebook.com/caminhosdoaltouruguai/). É uma ferramenta, de trabalho voluntário, que mostra diversas belezas por meio da fotografia. Eu, particularmente, curto e compartilho na minha rede para que as pessoas saibam da existência dessas belezas e despertem a curiosidade e o interesse de visitarem a nossa região.

O maior desafio que se apresenta é o de educar o olhar para que se perceba essa riqueza natural, seguido de políticas voltadas ao fortalecimento do setor. Dessa forma, estaríamos preparando as pessoas para receber turistas locais, de fora da região, de fora do estado e, por que não, turistas de fora do país?

Sugiro que conheçamos primeiro a região, incentivando assim os empreendedores que aqui constroem diariamente oportunidades de lazer para as famílias do Alto Uruguai gaúcho. Olhemos para o turismo com olhos de quem pode transformar a curto e médio prazos a economia da região, gerando emprego, renda e ampliando as divisas financeiras dos municípios.

 

MAIS LIDAS