Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Brasil de Norte a Sul 
Apresentação
Edeovaldo Dias dos Santos

Área da saúde em Erechim se mobiliza para incentivar a prevenção da Doença Renal Crônica

Publicado 12/03/2020 às 12:19
Imagem: Sociedade Brasileira de Nefrologia

                                                                                                                                                              Imagem: Sociedade Brasileira de Nefrologia

Uma em cada sete pessoas é portadora de Doença Renal Crônica (DRC) e a maioria não sabe, pois não aparecem sintomas, especialmente nas fases iniciais. Para conscientizar a população e reduzir o impacto da patologia, a Sociedade Internacional de Nefrologia instituiu o Dia Mundial do Rim, que anualmente ocorre na segunda quinta-feira de março. Em 2020 o tema central é Saúde dos rins para todos. Ame seus rins. Dose sua creatinina.

Em Erechim, a campanha mobiliza a área médica do Hospital de Caridade, da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, do Santa Mônica Hospital e do Hospital Unimed, além de professores e acadêmicos do curso de Medicina da URI.

Foto: URI Erechim/Imprensa

Acadêmicos de Medicina começaram a campanha distribuindo material informativo na Unimed  | Foto: URI Erechim/Imprensa

A Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena a campanha no Brasil e desenvolve material educativo sobre os fatores de risco para a DRC. A distribuição é feita em todas as regiões do País visando estimular os cuidados com a saúde dos rins.

A Doença Renal Crônica
A DRC se caracteriza por lesão nos rins, que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências. É que esses órgãos têm muitas funções, entre elas, regular a pressão arterial, filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, bem como produzir hormônios que evitam anemia e doenças ósseas.

Em geral, nos estágios iniciais, a doença é silenciosa, ou seja, não há sintomas ou são poucos e inespecíficos. Por isso, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido, muitas vezes em estágio muito avançado. E casos assim pode ser necessários o tratamento de diálise ou transplante renal. Portanto, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o de urina simples.

“Existem algumas medidas para se evitar e prevenir a doença renal: alimentação saudável com pouco sal e açúcar, comer diariamente verduras, legumes e frutas; evitar refrigerantes e anti-inflamatórios não esteróides, controlar a pressão arterial e o diabetes, fazer exercícios regularmente e evitar o excesso de peso e a obesidade”, orienta o médico e professor do curso de Medicina da URI, Paulo Dalagnol.

 

 

MAIS LIDAS