Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Momento Nativo
Apresentação de Paulo Frizzo
Panorama de Notícias
Apresentação Amílton Drews e Edilon Flores

Aratiba implanta sistema de cercamento eletrônico

Publicado 25/06/2019 às 06:30
Aratiba terá todas as suas fronteiras monitoradas por câmeras | Foto: Prefeitura de Aratiba/Imprensa

Aratiba terá todas as suas fronteiras monitoradas por câmeras                          Foto: Prefeitura de Aratiba/Imprensa

O Município de Aratiba, em parceria com a Brigada Militar, anuncia que todas as suas fronteiras passarão a ser monitoradas em tempo integral. Segundo a prefeitura, estão sendo instalados 22 equipamentos. Há câmeras fixas com visão noturna e alcance de 50 metros, que permitem leitura de placas e reconhecimento de face, e câmeras com cobertura de 360 graus, com capacidade de 30 vezes de zoom, que captam imagens de boa qualidade em até 2 km de distância.

As imagens serão geradas para a central de monitoramento em tempo real, por fibra ótica desde a origem. Os pontos de instalação são as divisas com os municípios de Erechim, Mariano Moro, Três Arroios, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul e Itatiba do Sul, nas principais rótulas da cidade, no Parque de Eventos e no pórtico de acesso a Aratiba na RS 420.

No lançamento do sistema, o tenente Edson Otfinoski, representando a Brigada Militar, o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) e a Polícia Civil, disse que o Município é o único do Alto Uruguai que vai ter um sistema de cercamento da totalidade do seu território. “Aratiba está dando um passo enorme em termos de segurança pública. O sistema vai proporcionar condições excelentes de trabalho e contribuir muito para melhorar a sensação e a condição de segurança da população”, disse.

O tenente também citou o interesse do Poder Público, que reformou a sala de controle do monitoramento; dos vereadores, que aprovaram o projeto; do Consepro e das entidades que auxiliaram. Ele destacou a Cresol, que liberou recursos para a compra de móveis para o local.

Tecnologia
Os técnicos responsáveis pela instalação explicaram que o sistema conta, também, com computadores e softwares compatíveis com a atividade, o que torna o aparato muito confiável.

O diretor da Creral Telecom, Edilson Guzzo, ressaltou que, agora, o projeto de fibra ótica implementado pela empresa passa a se desdobrar para além da melhoria da comunicação entre as pessoas. “O projeto de fibra ótica de Aratiba é o mais avançado já executado pela Creral, porque possibilita intervenções na segurança, que é uma das garantias fundamentais para a vida”, garante.

O vice- prefeito, Izelso Zin, destacou a prevenção aos assaltos e roubos que o sistema vai proporcionar. “O interior está sendo bastante visado. Muitas vezes quando uma propriedade rural é invadida, os agricultores perdem tudo e dificilmente esses valores são recuperados”, pondera.

Saiba onde estão sendo instaladas as câmeras:

Câmeras com leitura de placa: Na Usina de Itá, no antigo posto fiscal e no pórtico de entrada

Câmera com captação 360º:

– rótula do distrito de Pio X, divisa com Barra do Rio Azul;

– distrito de Rio Azul, na divisa com Itatiba do Sul e Barão de Cotegipe;

– comunidade XV de Novembro, na RS 420;

– comunidade de Vista Alegre, na divisa com Erechim;

– distrito de Dourado, no centro e no acesso a Três Arroios;

– comunidade de Encruzilhada da Várzea, próximo à ponte na divisa com Mariano Moro;

– na Igrejinha do Sarandi;

– na entrada e no centro do Parque de Eventos;

– em frente ao Ginásio Municipal;

– na entrada da Área Industrial;

– na esquina do Clube Aliança;

– na rótula central e na rótula da prefeitura.
* Em alguns destes locais estão sendo instaladas mais de uma câmera.

MAIS LIDAS