Em ótima companhia em qualquer lugar
Rádio Difusão, a sua melhor escolha
Sintonize conosco e fique por dentro de tudo
Ouça os melhores lançamentos musicais
Brasil de Norte a Sul 
Apresentação
Edeovaldo Dias dos Santos

AGPTEA propõe ao governo parceria para revitalização das escolas agrícolas do RS

Publicado 14/05/2019 às 08:49
AGPTEA entrega documento ao secretário da Agricultura do RS com proposta de parceria para revitalização de escolas agrícolas   |  Foto: Rejane Costa/AgroEffective

AGPTEA propõe parceria à secretaria da Agricultura do RS para viabilizar a revitalização das escolas agrícolas | Foto: Rejane Costa/AgroEffective

Documento com demandas voltadas ao ensino agrícola do Rio Grande do Sul foi entregue nesta segunda-feira, 13 de maio, ao secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho. A iniciativa foi da Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (AGPTEA), representada pelo seu presidente, Fritz Roloff.

A pauta do encontro incluiu propostas de parceria para a revitalização das escolas agrícolas estaduais e a promoção de eventos e cursos de formação continuada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Uma das solicitações apresentadas é a realização de uma Feira das Escolas Agrícolas, que poderia integrar a Expoleite Fenasul de 2020.

Conforme Roloff, o objetivo é promover um maior incentivo para a pesquisa e o empreendedorismo nas escolas técnicas, em especial nas agrícolas. E, também, colocar a AGPTEA à disposição para um trabalho de integração entre as secretarias. “Acreditamos que com as entidades trabalhando juntas será possível encontrar mais alternativas para fortalecer não só a educação profissional, mas também o trabalho mais holístico dos nossos jovens que se voltam para a agricultura”, destaca o dirigente.

Participaram também da audiência o deputado estadual Ernani Polo, bem como o tesoureiro e a coordenadora Administrativa da AGPTEA, Carlos Fernando Oliveira da Silva e Dandara Ninon Medeiros da Silva.

Encaminhamento
O secretário Covatti Filho propôs um novo encontro técnico com a participação também de outras instituições. Entre elas a Emater, para definir ações e programas com o objetivo de incentivar e fortalecer a pesquisa, assim como dar mais vida ao Parque Assis Brasil.

Uma nova reunião para debater todas estas questões ficou agendada para o dia 10 de junho.

Congresso Nacional de Ensino Agrícola
Na audiência com o secretário, Roloff aproveitou a oportunidade para convidá-lo para participar do XXXIV Encontro Estadual de Professores e VII Congresso Nacional de Ensino Agrícola, que ocorrem em Porto Alegre, entre 4 e 6 de julho próximo. Os eventos são promovidos pela AGPTEA e Federação Nacional do Ensino Agrícola (Fenea). Para conhecer a programação, clique aqui.

MAIS LIDAS